Bicalho recebe Expedição "Nadando com o Theo pelo Rio das Velhas"

Nesta sexta-feira (06/09), a expedição “Nadando com o Theo pelo Rio das Velhas” chegou a Nova Lima. A caravana, que percorre localidades da bacia hidrográfica do rio, promoveu ações de educação e mobilização ambiental no bairro Honório Bicalho e contou com a participação de alunos da Escola Estadual Josefina Vanderlei Azeredo.

A ação recebeu a ajuda do mascote Theo, o peixe símbolo do programa, que tem o desafio de mudar atitudes por meio da adoção de práticas ambientalmente corretas. A expedição percorrerá, até o final de 2013, 36 localidades da bacia hidrográfica do rio das Velhas, apresentando o programa de educação ambiental Rio das Velhas Vivo.

O mascote Theo

O personagem Theo, o peixinho legal, é uma homenagem a José Theodomiro de Araújo. A paixão pela natureza definiu os rumos da vida de Theodomiro, que acreditava na importância de sensibilizar a comunidade do Vale do São Francisco para que ela passasse a cuidar do rio. Pelo seu trabalho, recebeu a cidadania baiana e sergipana, além do título de Personalidade Símbolo, concedida pelo Governo Federal. Falecido em 4 de dezembro de 2003, era conhecido pelos barranqueiros como “O Velho do Rio”.

BACIA DO RIO DAS VELHAS

"O Rio das Velhas conta com 801 km, medidos da sua nascente na Cachoeira das Andorinhas em Ouro Preto até o seu encontro com o Velho Chico na Barra do Guaicuí, em Várzea da Palma. Sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 29.173 km2 com 51 municípios e um total de 4.406.190 habitantes.

A bacia se divide em três partes: o Alto rio das Velhas, onde existem montanhas e vegetação de mata atlântica, o Médio rio das Velhas, onde as matas encontram a vegetação de cerrado, e o Baixo rio das Velhas, onde quase tudo é cerrado."

META 2014

"A Expedição Nadando com o Theo pelo Rio das Velhas é uma ação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que faz parte do Projeto Estratégico – Meta 2014, um esforço do Governo do Estado de Minas Gerais em busca da revitalização da bacia hidrográfica do Rio das Velhas. Conta ainda com o apoio das prefeituras, Copasa , comitês e sub-comitês de bacias hidrográficas, secretarias de estado, sociedade civil organizada, entre outros.

O Projeto Estratégico Meta 2014 teve sua origem em experiências marcantes de mobilização social que constataram a necessidade de uma transformação na relação da sociedade com os rios da bacia hidrográfica do Rio das Velhas. Rios esses que estão impactados pelo lançamento indiscriminado de esgotos industriais e domésticos, desmatamento em suas margens, falta de coleta de lixo, agrotóxicos, assoreamento, entre outros fatores.

A busca pela revitalização da bacia do rio das Velhas foi o estímulo para a criação do Projeto Estratégico Meta 2014. Dessa forma, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) identificou as ações necessárias para o alcance desse objetivo e buscou parcerias para a realização e execução do projeto."

Fonte: http://meta2014.meioambiente.mg.gov.br