Cadastramento SUS garantirá repasses pelo Governo Federal

Em 24/01/2020

A partir de uma reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), prevista pelo programa Previne Brasil, o governo federal determinou alterações na forma dos financiamentos da saúde destinados aos municípios. A nova norma prevê que o repasse de recursos federais para o custeio dessa política pública esteja atrelado ao número de pessoas cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e não mais ao conjunto da população residente e dos serviços existentes em cada cidade.

Diante da mudança, caso os cidadãos não se cadastrem, o repasse cairá significativamente em Nova Lima, onde mais de 40 mil pessoas, ou seja, quase a metade da população, ainda não está cadastrada em uma das 22 UBSs do município. Nesse sentido, a Prefeitura de Nova Lima intensificará, entre os meses de janeiro e março, o cadastramento de habitantes. Mesmo quem possui plano de saúde, e não depende dos atendimentos médicos dos SUS, deve se cadastrar, a fim de garantir recursos suficientes para a continuidade da prestação dos serviços de qualidade aos cidadãos.

O cidadão deverá se cadastrar na UBS mais próxima de sua residência ou CLICANDO AQUI. Em caso de dúvida, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo número 3542-2731

CLIQUE AQUI E FAÇA O SEU CADASTRO [É importante que CADA PESSOA faça o seu cadastro.]

O SUS É PARA TODOS
Você pode até achar que não precisa do Sus, mas ele é muito mais que consultas e procedimentos. Inclui ações que abrangem toda a população, como:

• Consultas, atendimento e procedimentos médicos
  • Ações de controle de qualidade da água, alimetos e medicamentos
  • Vacinação de pessoas e animais
  • Ações de combate a diversas doenças, tais como dengue e febre amarela
  • Pesquisa, produção e distribuição de medicamentos
  • Programa de transplantes de órgãos
  • Programa de combate e controle ao tabagismo
  • Rede Brasileira de Banco de Leite Materno
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
  • Entre outros

* Essa lista contém dados individuais e identificados do cidadão. Conforme a Lei Geral de Proteção a Dados Individuais (LGPDI Lei nº 13709/2018), o uso dessas informações para fins diferentes do qual ela se destina ou a divulgação destes sem prévia autorização do cidadão resultará nas penalidades definidas na lei.