Cavalhada de São Jorge será realizada no Espaço Cultural

Home/ Notícias

Em 15/04/2019



A 44ª edição da Cavalhada de São Jorge de Nova Lima será realizada no dia 27 de abril, a partir das 13 horas. O evento será iniciado no bairro Matadouro, com seu desenvolvimento durante o dia até o Espaço Cultural, na Avenida José Bernardo de Barros.

Mais uma vez, a comunidade terá a oportunidade de conferir a apresentação da tradicional batalha entre os mouros e os cristãos, ocorrida na Península Ibérica. Ela foi iniciada em Portugal, nos torneios medievais. No Brasil, há registros da realização das cavalhadas desde o século XVII.

Uma celebração tradicional, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia e, frequentemente, envolvia temas do período da reconquista da Península Ibérica. Um torneio que servia como exercício militar nos intervalos das guerras, momentos em que os nobres e guerreiros cultivavam a praxe da galanteria.

Durante todo o evento no Espaço Cultural, o público poderá degustar as saborosas comidas e bebidas típicas da região com os expositores do Projeto Sexta na Feira.

VOCÊ SABIA? Desde 1975 em Nova Lima, a Cavalhada de São Jorge foi fundada por Benedito Felício Carmélio, conhecido como “Bené Cabeça Leve”. Devoto do santo, ao se mudar de Conceição do Mato Dentro para o município, conheceu a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Encantado pelas tradições mantidas na cidade, criou a Cavalhada de São Jorge.


PROGRAMAÇÃO - 44ª CAVALHADA DE SÃO JORGE
13h. Concentração dos Cavaleiros / Marujos / Congados - no bairro Matadouro, próximo à quadra
14h. Procissão da Cavalhada de São Jorge saindo do bairro Matadouro, próximo à quadra com parada na Igreja do Bonfim, seguindo para o Espaço Cultural, pela Avenida José Bernardo de Barros, onde será erguido o primeiro mastro
A Procissão contará com a participação da Guarda de Congado de Nossa Senhora do Rosário e Guarda de Congado de Nossa Senhora Aparecida, Grupo Folclórico Raízes, carro de boi com a imagem de São Jorge, carroças e cavaleiros devotos de São Jorge
15h. Benção na Igreja do Bonfim
15h30. Saída da Igreja do Bonfim rumo ao Espaço Cultural
17h30. Chegada ao Espaço Cultural - Ergue o 1º Mastro
18h. Missa Campal Sertaneja
Participação: Coral Arca da Aliança
20h. Auto da Cavalhada de São Jorge
Participação Especial: Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus
22h. Show com a dupla sertaneja Diego e Reginaldo
Participação dos expositores do projeto cultural "Sexta na Feira"

 

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Imagem de capa
Cavalhada de São José Operário

/ Cultura

Tradição é mantida na cidade há mais de 60 anos

Imagem de capa
Festival de Inverno da Escola Casa Aristides

/ Cultura

Serão 7 dias de atividades que visam estimular todos os seus sentidos