Creches apresentam excelência na educação e nos cuidados para mais de 1.400 crianças

Em 13/08/2019

Vestidos em tons de verde, as cores do novo uniforme da rede municipal, eles chegam bem cedo. A rotina nas creches da Prefeitura começa às 7h. Bebês e crianças pequenas são recebidos com um nutritivo café da manhã, que respeita os hábitos alimentares de cada aluno e as recomendações médicas. Cinco refeições diárias compõem um cardápio rico, cuidadosamente preparado por uma equipe de nutricionistas e serventes para garantir a segurança alimentar dos alunos. Cada turma, de até 16 crianças, conta com um professor regente, de nível superior, e um estagiário, estudante dos cursos de pedagogia, psicopedagogia, normal superior ou magistério.

Além dos cuidados quanto às necessidades básicas como alimentação, troca de fraldas, banhos e sono, os alunos recebem um acompanhamento didático com base na proposta pedagógica da rede municipal. Nesse sentido, são estimuladas ao convívio social, à autonomia e motivadas quanto ao desenvolvimento da linguagem oral, áreas sensóriomotoras e cognitivas. Para tanto, as instituições contam com brinquedos, recursos e materiais didáticos adequados.

Nova Lima possui sete centros de educação infantil, além de duas escolas que também atendem a essa faixa etária. Dos mais de 1.400 alunos matriculados nas creches, 77% estudam em período integral e somente 23% no parcial.

Caleb Fernando dos Santos e seu filho, Benjamim Silva Santos, de 10 meses, aluno da CEI Nize Conceição Silva Ribeiro