Prefeitura Municipal de Nova Lima

DÚVIDAS? A GENTE ESCLARE

02 de May de 2017

Serviço de poda ou corte de árvores

O serviço de poda ou corte de árvores é de responsabilidade da Prefeitura e só é realizado após a vistoria técnica e avaliação da Secretaria de Meio Ambiente.  Em área particular, o custo para execução do serviço, bem como a limpeza do local, é de responsabilidade do proprietário.  

Veja orientações de como solicitar a poda ou corte de árvores.

ÁREA PÚBLICA

- Qualquer pessoa pode solicitar a poda ou corte de árvore?

Sim.

- Quando solicitar?

Quando a árvore estiver inclinada e com risco de queda; com galhos secos ou baixos que dificultam a passagem de pedestres e veículos ou com erva de passarinho.

- Como solicitar?

Basta abrir uma ocorrência na seção de Parques e Jardins pelo telefone 3541-6811, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

ÁREA PARTICULAR

- Qualquer pessoa pode solicitar a poda ou corte de árvore?

Sim.

- Quando solicitar?

Quando apresentar risco de queda ou para fins de construção.

- Como solicitar?

O cidadão precisa abrir um processo administrativo na seção de Protocolos na Sede da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O solicitante deve apresentar o registro do imóvel, guia do IPTU ou isenção cadastral, número de inscrição e documento pessoal com foto. Telefone 3541-4335.

Para fins de construção, a autorização será liberada somente mediante aprovação de projeto arquitetônico junto à Secretaria de Planejamento e Gestão.

Observações:

- Para o corte ou poda em área particular de vizinhos, além da vistoria de equipe técnica, é necessária a autorização do proprietário.