Educação que transforma vidas

APRENDIZADO QUE FAZ A DIFERENÇA
Reconstrução. Essa foi a palavra de ordem para que a educação desse uma guinada e voltasse a ser destaque no estado e no país. Em 2016, quando o Governo Municipal assumiu a gestão, foi encontrado um projeto pedagógico sem solidez e que não alcançava a meta principal da educação: o pleno aprendizado dos alunos.

Dois anos após essa constatação, a Educação em Nova Lima vive um momento de renascimento. A volta da Escola em Tempo Integral, a ampliação do atendimento na educação infantil e a vinda do Cefet para Nova Lima são algumas das mudanças implementadas. Além disso, a Prefeitura informatizou as unidades escolares e trabalha na revisão do currículo escolar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Minas Gerais, com o propósito de orientar o que deve ser ensinado e as habilidades/competências que os estudantes devem desenvolver.

11,5 MILHÕES DE MERENDAS DE QUALIDADE OFERECIDAS EM DOIS ANOS
A alimentação escolar em Nova Lima deu um salto de qualidade com mudanças estruturais no cardápio, como a inclusão de frutas diferentes, melhoria na qualidade, novas receitas e a oferta de até 5 refeições por dia.

Além disso, desde 2017, as avaliações nutricional e antropométrica foram ampliadas e novos equipamentos e utensílios, adquiridos, para o correto armazenamento dos alimentos. Como resultado, em dois anos, foram mais de 11 milhões de refeições distribuídas para cerca de 10 mil alunos – desde o berçário até a Educação de Jovens e Adultos.

REFORMULAÇÃO PEDAGÓGICA
A área pedagógica da rede municipal de ensino foi totalmente reformulada. O regime escolar passou a ser bimestral (antes a avaliação era trimestral), a avaliação por conceitos (A, B, C...) foi mudada por notas numéricas (0 a 100) e foi implementado o monitoramento das atividades pedagógicas em sala de aula. Com essas melhorias, os pais ou responsáveis podem acompanhar de forma mais clara o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.

8 MIL ALUNOS ATENDIDOS PELO TRANSPORTE ESCOLAR POR ANO
Os alunos da rede municipal de ensino e das escolas estaduais contam com o transporte escolar gratuito oferecido pela Prefeitura. Por ano, cerca de 8 mil estudantes, que moram a uma distância acima de 1Km da escola, recebem o benefício que, nestes dois anos conta com o investimento de R$ 1,6 milhão por mês. O serviço é feito em parceria com cooperativas e empresa de transporte municipal.

3.300 ALUNOS ATENDIDOS PELA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
Ao assumir a Prefeitura, um dos primeiros programas a serem reimplantados foi a Escola em Tempo Integral. Nesses dois anos, os alunos têm acesso gratuito a aulas de yoga, dança, tênis, capoeira, judô, arte e muito mais. O projeto foi retomado em 15 das 16 escolas municipais, uma vez que a E.M. César Rodrigues ainda não dispõe de espaço físico para as atividades. Além disso, com o esforço da Gestão Municipal, hoje, 100% do programa é financiado pela Prefeitura e oferece na grade fixa reforço de Português, Matemática e aulas de Inglês (4º e 5º ano) para os alunos.

MAIS DE 3 MIL CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ao reorganizar as unidades de ensino, a Prefeitura ampliou o número de vagas na Educação Infantil. Hoje, são 21 unidades desse segmento que atendem a 3.251 crianças com idade entre 0 e 3 anos. Esse número terá um aumento ainda com o início das obras do Centro de Educação Infantil do Jardim Canadá para atendimento às crianças de 2 e 3 anos da região noroeste. Além disso, a partir de 2019, os professores da Educação Infantil contarão com mais um suporte para estudos e sugestão de atividades para as turmas: o livro didático para o professor que, pela primeira vez, atenderá a área.

INVESTIMENTO DE R$ 3 MILHÕES NA OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS
A Prefeitura investe no ensino profissionalizante como um caminho essencial para os nova-limenses. Além de trazer para a cidade os cursos de ensino à distância do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), a Prefeitura financia bolsas de estudos nas instituições Utramig e Escola de Formação Gerencial – Sebrae.

Nessas duas instituições, foram investidos mais de R$ 3 milhões em 2017 e 2018. Além disso, a Prefeitura trouxe para a cidade o Prótécnico, preparatório para o Cefet. Para 2019, a Prefeitura assinou Convênio de Cooperação com a instituição para ofertar cursos presenciais na cidade. Para receber a unidade, está sendo montada uma estrutura com tecnologia avançada, laboratórios altamente equipados para estudos e análises e produção de material.

MUITO MAIS AÇÕES

• Copa de Futsal das Escolas Municipais com mais de 319 participantes em 2018
  • Criação da Horta Pedagógica que amplia a aprendizagem fora da sala de aula
  • Educação Empreendedora em 100% das escolas da rede municipal