Empreendedorismo para a cidade avançar

Fortalecer a economia. É esse o trabalho que a Prefeitura iniciou nos dois últimos anos para movimentar a economia e propiciar o aumento da empregabilidade e do empreendedorismo em Nova Lima. Com foco na inovação, o Governo Municipal tem realizado uma série de iniciativas como Conexão Profissional, Banco de Talentos, Mulheres Empreendedoras, além de cursos de capacitação, workshops e parcerias com o empresariado e lideranças comunitárias. São ações que têm contribuído para alavancar a economia novalimense, gerando oportunidades de trabalho, ambiente favorável para novos negócios, atração de empresas e renda.

INVESTIMENTO NA CULTURA EMPREENDEDORA
O empreendedorismo é um dos pontos bases do governo municipal para que os cidadãos possam ter o próprio negócio, gerar renda e, consecutivamente, contribuir para o desenvolvimento da cidade. Com isso, a Prefeitura realiza diversos projetos como Mulheres Empreendedoras, Feira Bom Levar, Educação Empreendedora, Lidera e muito mais. Para reforçar essas ações, o município dispõe da Sala do Empreendedor que oferece orientação sobre a abertura da empresa, capacitação permanente e mais.

MAIS DE 2.514 VAGAS DE EMPREGO INTERMEDIADAS EM DOIS ANOS
O programa Conexão Profissional atende tanto quem necessita de emprego quanto quem tem dificuldade para encontrar um profissional. Por meio do Banco de Talentos, os profissionais são cadastrados e recebem orientação para a elaboração de currículo e sobre como se comportar em entrevistas para processos de seleção. Ao todo, são 260 empresas parceiras do programa e 2.514 vagas intermediadas para o mercado de trabalho em dois anos.

MAIS DE R$ 18 MILHÕES DE COMPRAS PÚBLICAS MUNICIPAIS EM EMPRESAS DA CIDADE
O programa Comprar Bem mostra que o valor de compras realizadas pela Prefeitura em empresas de Nova Lima cresceu desde sua implantação em agosto de 2017. Com o propósito de manter o dinheiro circulando no município, o programa qualifica os empreendedores locais para incentivá-los a participar dos processos de compras públicas.

A Prefeitura já comprou um total de R$ 18 milhões em empresas com sede no município, a partir da implantação do programa. Além disso, para que mais empreendedores possam estar aptos a participarem de processos licitatórios, são realizados workshops gratuitos que já qualificaram 128 empreendedores.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COM A ZONA LIMPA DE DESENVOLVIMENTO
Nova Lima tem um território atrativo e com potencial em áreas diversas para atrair empresas que têm baixo impacto ambiental. Essa vocação natural é fortalecida com a criação da Zona Limpa de Desenvolvimento (ZLD). O objetivo é trabalhar essas regiões potenciais da cidade e transformá-las em um ambiente atrativo para que novas empresas, com destaque para os negócios de inovação e tecnologia e aquelas que não gerem poluição, se instalem no município. Um exemplo é o Distrito de Inovação do Vila da Serra que abriga centenas de startups e instituições referência em saúde. A ZLD é um planejamento de médio e longo prazo e tem como principais benefícios para a cidade a geração de novos empregos, aumento da arrecadação municipal e a melhora da qualidade de vida.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DEU UM SALTO NESTA GESTÃO
De setembro de 2016 a setembro de 2018, mais de 44 cursos de qualificação foram oferecidos gratuitamente pela Prefeitura. Como resultado, cerca de 2.185 pessoas foram qualificadas e, muitas delas, após os cursos, conseguiram uma vaga no mercado de trabalho. Para a realização desses cursos, a Prefeitura conta com a parceria de instituições como o Governo do Estado, Uaitec, Fundação Telefônica Vivo, Sebrae e Fiemg.

MAIS AÇÕES

• 224 participantes capacitadas no projeto Mulheres Empreendedoras
  • 100% das Escolas Municipais com profissionais capacitados para multiplicar a cultura empreendedora, podendo impactar 4 mil alunos
  • 860 novas empresas ativas no município, a partir de 2017, comprovam que a cidade voltou a atrair  negócios, promovendo o fortalecimento e diversificação da economia com geração de trabalho e renda