Prefeitura Municipal de Nova Lima

FEBRE AMARELA: INFORMAÇÕES IMPORTANTES

27 de December de 2017

Quer amarelar? Então, vacine-se

Após a divulgação do resultado de exame que constatou a febre amarela como causa da morte de dois micos encontrados nos condomínios Bosque da Ribeira e Passárgada, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece:

- A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por vírus e transmitida por mosquito. No meio rural e silvestre, o vírus é transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Em área urbana, o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo da Dengue, Zika e Chikungunya.

- A única forma de contágio é pela picada do mosquito infectado. Os primatas não humanos, como macacos, micos, não transmitem a doença. Os achados de primatas mortos servem de alerta para que os órgãos de saúde pública iniciem as ações de controle da doença.

- A vacina é a principal medida de combate a doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma única dose da vacina de febre amarela é o suficiente para proteção por toda vida.

Caso encontre algum macaco morto, ligue para a Divisão de Zoonoses do município (3541-3299) ou a Vigilância Epidemiológica (3541-5017) para que as devidas providências possam ser tomadas a contento.

A partir da denúncia, o profissional da Zoonoses verificará se o animal morto apresenta condições de coleta e envio para exames laboratoriais. O procedimento de coleta é específico e deve ser realizado por profissional habilitado para tal.

Alertamos que toda população que reside ou que irá se deslocar para regiões silvestres, rurais ou de mata, deve se imunizar na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Veja os endereços das UBS’s e horários para vacinação:

- Sala de Vacina da Policlínica: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30

- UBS Cristais: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h

- UBS Caic: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

- UBS Cascalho: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

- UBS Cruzeiro: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

- UBS Nossa Senhora de Fátima: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

- UBS Bela Fama: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

- UBS Honório Bicalho: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

- UBS Santa Rita: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

- UBS Rosário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

- UBS Retiro: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h