Governo Municipal realiza mutirão de testes rápidos

Em 04/03/2020

Tendo em vista que no período pós-carnaval cresce o número de pessoas que procuram os postos de saúde do município para realização de testes rápidos, a Prefeitura realiza, nos dias 6 e 7 de março, um mutirão de testes de Hepatites B e C, Sífilis e HIV para o população em horários alternativos. Confira a programação:

6ª feira • 6/
17h. Blitz educativa e distribuição de preservativos - Avenida Bias Fortes
18h. Mutirão de testes rápidos - Hall da Prefeitura

Sábado • 7/3
8h. Panfletagem e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - Feira Bom Levar (Praça Bernardino de Lima)
8h30. Mutirão de testes rápidos - Hall da Prefeitura

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal), feito sem o uso de preservativo. Em Nova Lima, estima-se que, mensalmente, são detectados cerca de 12 a 26 novos casos de sífilis e de um a quatro novos casos de HIV.

Uso do preservativo é a estratégia mais eficaz contra as ISTs

O diagnostico precoce é possível com a testagem rápida para Sífilis, HIV e Hepatites Virais, oferecida gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, com agendamento prévio, ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Municipal, onde não é necessário agendar.

A melhor forma de prevenir as ISTs é com o uso do preservativo em todas as relações sexuais. Caso haja a relação sexual desprotegida, procure a UPA em até 72 horas e passe por uma avaliação. Durante o exame, o paciente faz uso da profilaxia pós-exposição (PEP), que impedirá a contaminação pelo HIV.