Prefeitura Municipal de Nova Lima

I SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS

04 de December de 2017

Participe do encontro que acontece nesta quinta-feira (7/12)


No dia 7/12, acontece o I Seminário de Direitos Humanos voltado para profissionais que atuam nas políticas sociais em Nova Lima. O evento marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o encerramento da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

O objetivo do Seminário é promover um momento de aprendizagem e reflexão sobre o surgimento do conceito de Direitos Humanos sob uma perspectiva histórica e social; a relação entre Estado e Direitos Humanos, pontuando as características institucionais da atuação do poder público em políticas sociais que visam à garantia e consolidação de direitos sociais e o quadro atual dos direitos humanos no Brasil, abordando as especificidades de grupos e segmentos sociais historicamente marginalizados por meio do relato de experiências e vivências de superação e cidadania.

O evento contará, com a palestra da pedagoga, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Gestão Social pela UFBA, Benilda Regina Paiva de Brito, Técnica Social do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de Minas Gerais e ativista dos movimentos negro e feminista desde a década de 1980. E com depoimentos de nova-limenses sobre suas experiências de participação social e cidadania, marcando a importância da valorização de pessoas idosas, mulheres, pessoas com deficiência, população negra e outros grupos étnicos, população LGBT e outros segmentos sociais.

O I Seminário de Direitos Humanos acontecerá dia 7 de dezembro das 8h30min às 16h00min na Aurilândia (Rua Marechal Deodoro, 80. Centro).

Programação:

- 8h30: credenciamento/coffee break

- 9h: abertura

- das 9h30 às 11h: palestra sobre os temas: “O nascimento da ideia de Direitos Humanos”; “A relação entre Estado e Direitos Humanos” e “O quadro atual dos Direitos Humanos”

- das 11h às 11h30: debate

- das 11h30 às 13h: almoço

- das 13h30 às 13h45: Intervenção cultural

- das 13h45 às 14h: breve apresentação sobre os depoimentos

- das 14h às 15h: relatos de experiências e vivências de superação e cidadania

1.       Diversidade Sexual: Campanha “Nome Social” e relato de um usuário da política

2.       Orçamento Participativo: relato de Presidente de Associação Comunitária

3.       Igualdade Racial: relato de um usuário da política

4.       Pessoa com Deficiência: relato de um usuário da política

5.       Pessoa Idosa: relato de um usuário da política

- das 15h às 15h30: encerramento dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher – apresentação da Coordenadoria dos Direitos da Mulher; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Centro de Referência da Mulher
- das 15h30 às 16h: encerramento com apresentação musical de Tom Nascimento