Mapa da Saúde em Nova Lima

Home/ Notícias

O Sistema de Saúde no Brasil é estruturado em três níveis hierárquicos e complementares de atenção: básica, média e alta complexidade. Essa descentralização permite que cada nível corresponda a determinado conjunto de serviços disponibilizados aos usuários, promovendo um atendimento mais adequado à população.


UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS
A Unidade Básica de Saúde (UBS) é um local onde se realiza assistência integral, contínua e de qualidade à família, com uma equipe multiprofissional que promove ações, nos domicílios e em locais comunitários, como escolas, creches, asilos, entre outros.

O que oferece?
- Consultas (com generalista, pediatra, psiquiatra e ginecologista), acompanhamentos, coleta de sangue, solicitação de exames
- Realização de curativos e aplicação de injeções
- Vacinação em crianças, adultos e idosos
- Atendimento individual e compartilhado
- Planejamento familiar
- Serviços do Nasf

Clique aqui e confira os endereços das UBSs

 

NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)
O que oferece?

- Ações nas UBSs em apoio às equipes de Saúde (eSF) da Família: atendimentos individuais e compartilhados com a eSF, visitas domiciliares, dentre outras ações.
- Atividades em todas as UBSs com grupos de exercícios físicos, alongamento, memória, educação alimentar, emagrecimento, dor crônica, cognição, trabalhos manuais e grupos de atividades de vida diária.

 

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA)
Considerada uma estrutura de complexidade intermediária entre as UBSs e as portas de urgência hospitalares, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) compõe a rede organizada de atenção às urgências.

O que oferece?
- Atendimento 24 horas à demanda espontânea da população nos casos de urgências e emergências clínicas do adulto, segundo a classificação de risco do Protocolo de Manchester
- Serviços de laboratório, raios-x, eletrocardiografia e farmácia

 

POLICLÍNICA MUNICIPAL
Desde que o serviço de urgência foi transferido para a UPA, a Policlínica Municipal passou a oferecer à população serviços como consultas especializadas, acompanhamento e pequenos procedimentos cirúrgicos. No local, também funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DSTs – HIV, um serviço que conta com uma equipe multidisciplinar especializada na prevenção, no acompanhamento e tratamento de pacientes com doenças sexualmente transmissíveis.
- Especialidades médicas: cardiologia, reumatologia, dermatologia, urologia, endocrinologia (pediátrica e adulta), neurologia, otorrinolaringologia, pequenas cirurgias, pneumologia, pneumologia pediátrica, angiologia, nefrologia, geriatria, ortopedia, oftalmologia
- Exames: radiografia, eletrocardiograma, ultrassom (endovaginal, mama e pélvico), ecocardiograma, entre outros.
Para consultas de especialidades médicas e exames realizados na Policlínica, é necessário o encaminhamento da UBS via central de marcação.

 

SAMU 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é acionado pelo telefone 192, para prestar socorro à população em casos que necessitam de atendimento imediato. A Central de Regulação, localizada em Belo Horizonte, identifica a emergência e, imediatamente, transfere o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, informando as primeiras ações. De acordo com a gravidade, ele orienta a pessoa a procurar um posto de saúde, envia uma ambulância de suporte básico de vida (com técnicos de enfermagem e socorrista) ou uma ambulância de suporte avançado de vida (com médico e enfermeiro).

 

CEMAIS
O Centro Municipal de Atenção Integral à Saúde (Cemais) desenvolve o cuidado humanizado e integral, por meio de práticas integrativas e complementares. As práticas contribuem para a prevenção de doenças e recuperação da saúde, reduzindo o consumo de medicamentos e internações e, portanto, melhoram a autoestima e a qualidade de vida dos usuários.

 

MELHOR EM CASA
Visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções. É indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou permanentes de sair do espaço de casa para chegar até a unidade de saúde. O atendimento é realizado por equipes multidiciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonaudiólogos, nutricionistas e psicólogos.

 

FABRICAÇÃO DE FRALDAS
A fabricação de fraldas descartáveis estava interrompida há alguns anos e, após processo de aquisição de insumos necessários, será reiniciada a fabricação das fraldas e, em breve, retomada a distribuição.

 

SERVIÇO DE TRANSPORTE
A central do transporte funciona na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e incluiu o transporte eletivo de portadores de necessidades especiais e com restrição de locomoção em veículos de passeio, ambulância e van para a realização de exames, consultas especializadas programadas, tratamentos de hemodiálise, dentre outros. Mais duas ambulâncias são destinadas à transferência de pessoas portadoras de quadro de saúde agudo para unidades de saúde de maior complexidade.

 

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
É formada por uma farmácia central, seis farmácias em Unidades Básicas de Saúde (Santa Rita, Honório Bicalho, Cruzeiro, São Sebastião das Águas Claras, Água Limpa e José de Almeida), uma farmácia junto ao PA do Jardim Canadá e uma Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que realiza a aquisição e distribuição de medicamentos aos serviços de saúde públicos municipais.

 

REDE DE SAÚDE BUCAL

Na Atenção Básica:
O que oferece?

- Consultórios Odontológicos em 18 Unidades Básicas de Saúde e em cinco escolas municipais, com a oferta de atendimento dentário básico, como restauração, profilaxia, pequenas cirurgias, dentre outros procedimentos.
- Atividades coletivas de prevenção e educativas de saúde bucal nas escolas municipais, como a aplicação de flúor e escovação.

No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO):
O que oferece?

- Atendimento nas áreas de Endodontia (tratamento de canal), cirurgia oral menor, diagnóstico de câncer bucal, realização de frenectomia, periodontia (tratamento de gengiva), confecção de próteses fixa e móvel.
- Atende pacientes com necessidades especiais. Nos casos em que há necessidade de atendimento sob sedação/anestesia geral, o procedimento é realizado com o profissional do CEO no bloco cirúrgico do Hospital Nossa Senhora de Lourdes.
- Serviço de raios X odontológico.

 

OFICINA DE ÓRTESE E PRÓTESE
Foi inaugurada em 1984 e atende à demanda de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. São confeccionadas próteses e órteses de membros inferiores e superiores e empréstimo de muletas, bengalas, andadores e cadeiras de roda e de banho. A oficina receberá melhorias com a aquisição de novos equipamentos.


REDE DE SAÚDE MENTAL
É formada por um Centro de Atenção Psicossocial tipo II (destinado ao atendimento de adultos portadores de sofrimento mental), um ambulatório de Saúde Mental, um Centro de Referência da Infância e Adolescência (Cria) e por um Caps-ad (destinado ao atendimento de adultos para uso abusivo de álcool e outras drogas).

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Imagem de capa
Boletim atualizado - 24/09

/ Saúde

Nova Lima tem 7 casos notificados de sarampo

Imagem de capa
Convocação de candidatos excedentes - Processo Seletivo ACS e ACE

/ Saúde

Convocação emergencial para o cargo de ACS