Natal do Bem 2019

Em 5/11/2019

O período natalino chegou e, para incentivar as compras de final de ano no comércio em Nova Lima, a Prefeitura realizará, de 13/11 a 25/12, a segunda edição da campanha Natal do Bem, cujo objetivo é fortalecer a economia na cidade. Ao incentivar as compras no comércio local, o Governo Municipal espera aquecer a economia, aumentar as vendas e a circulação do dinheiro dentro do município, o que gera mais emprego.

O lançamento da campanha se dará com a palestra Vender ou não Vender no Natal, no dia 13 de novembro, às 19h, no Lions Clube de Nova Lima (Rua Ludovice Raimundo Pessoa, 51, Centro). Serão abordadas estratégias criativas e práticas de como os participantes podem aumentar as vendas nesse período.  As inscrições para participar podem ser feitas pelo telefone 31 3541-5181 (Sala do Empreendedor - Rua Chalmers, 88, Centro). As vagas são limitadas!

O Natal do Bem integra o Comprar Bem, programa criado pelo Governo Municipal, em 2017, para estimular as compras nos estabelecimentos da cidade. Nesse sentido, são realizadas ações, como palestras e workshops para orientar empresários e comerciantes da cidade sobre todos os requisitos necessários para venderem para a Prefeitura. Também são realizadas rodadas de negócios entre os empresários locais de vários segmentos visando à promoção de um ambiente favorável para fomentar a competitividade dos pequenos negócios e fortalecer a economia local, além de  aumentar o volume de recursos movimentados na cidade.

O programa também oferece assistência para melhorar a competitividade das empresas locais: capacitações em licitação; assistência para sanar dúvidas sobre editais; envio de editais para os potenciais fornecedores do objeto da licitação e auxílio no preparo da documentação para participação nesses processos. Os cursos são realizados, gratuitamente, na Sala do Empreendedor. Ao se capacitarem, os empresários têm mais possibilidades de vencer licitações e vender para a Prefeitura. Isso aumenta o dinheiro circulante no município, o comércio amplia os seus negócios e gera mais emprego e renda para a população. Para as empresas, o principal benefício é aumentar as suas vendas com o aumento de potenciais clientes. Por outro lado, o principal benefício esperado para a sociedade é a geração de empregos, que pode ser proporcionada pelo aumento do faturamento das empresas.

Antes da criação do programa, a Prefeitura comprava apenas pouco mais R$ 5 milhões nas empresas locais. Em 2017, com a implantação do programa, esse número ultrapassou os R$ 10,7 milhões. Em 2018, a Prefeitura deixou no comércio local mais de R$ 29,5 milhões em compras. E, em 2019, até o mês outubro, o valor foi de mais de R$ 15,4 milhões. O total é de mais R$ 61,2 milhões que a Prefeitura comprou no mercado nova-limense nesses últimos anos.

Devido à credibilidade e ao sucesso das ações em orientar e estimular a participação dos empreendedores locais nas compras da Prefeitura, o Comprar Bem foi reconhecido, pelo Sebrae Minas, como o melhor programa de compras municipais em Minas Gerais, no ano de 2018.