Prefeitura Municipal de Nova Lima

24 de July de 2017

Fechamento da UPA

Circula nas mídias sociais a informação de que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) será fechada.

Comunicamos que a Prefeitura de Nova Lima tem realizado, nos últimos meses, um estudo de todos os equipamentos públicos para verificar os custos de operação e as melhores alternativas para um atendimento com qualidade e menor custo.

A UPA, por exemplo, realiza 79 atendimentos por dia (24h) - média dos últimos 7 meses, com um custo unitário de aproximadamente R$ 449,69 por paciente - o que equivale a um investimento de mais de R$ 1 milhão mensais. Até o momento, a Prefeitura não recebe nenhuma verba federal para custear a manutenção da unidade. Somente a partir de agosto é que o Governo Federal iniciará um repasse no valor de R$ 175 mil, ou seja, 17% do custo total. Por isso, está em andamento uma análise dos serviços mais buscados pela comunidade, formas de atendimento e possíveis alternativas para enxugar a máquina pública.

Esse estudo continua e, até o presente momento, nenhuma decisão foi tomada.

Reafirmamos nosso compromisso com os nova-limenses e com a melhoria dos serviços públicos.

Em tempo: notícia atualizada em 25/7, às 17h30.