Nova Lima ganha maior Centro de Referência em Oncologia da América Latina

Um espaço moderno, integrado, com infraestrutura completa e equipado com a mais sofisticada tecnologia mundial no combate ao câncer. Essa é a descrição do Oncobio, inaugurado na quinta-feira (09/08), no Vila da Serra – uma iniciativa do Grupo Oncoclínicas e do Hospital Biocor, com o apoio da Prefeitura.

O Oncobio foi construído em uma área de cerca de 10.000 m² e abriga um prédio de sete andares, sendo o primeiro centro nesse formato no país, dedicado ao cuidado integral aos seus pacientes, com serviços que seguem protocolos mundiais de atendimento oncológico.

Equipado com tecnologia de ponta, o espaço conta com o acelerador linear mais avançado para radioterapia do mundo, um dos primeiros a entrar em operação no Brasil.

Para a realização desse complexo, foi concedida pela Administração Municipal, em outubro de 2016, uma licença que estava parada há tempos na Prefeitura.

Comprehensive Cancer Center
Comprehensive Cancer Center é um modelo adotado por instituições de ponta nos grandes centros dos Estados Unidos que consiste na utilização de técnicas avançadas de medicina de precisão, como a radioterapia a partir do equipamento True Beam STX 9 (melhor aparelho de radioterapia do mundo), e tratamentos complexos como os transplantes de medula óssea. A tecnologia permite tratar as células cancerígenas com uma precisão milimétrica, que atinge a região a ser tratada com baixíssimo comprometimento do tecido saudável ao redor.

Infraestrutura
O Oncobio contará com uma unidade de transplantes autólogos e alogênicos, tanto para adultos como para crianças, dedicada para tratamento das neoplasias hematológicas como as leucemias agudas. O espaço terá ainda um andar destinado à infusão de quimioterapia de adultos, centro de especialidades médicas oncológicas e uma ala de Oncologia Pediátrica que terá uma estrutura à parte, com leitos individuais, espaço família e alta tecnologia para auxiliar durante o tratamento, como painéis holográficos, salão de jogos e, principalmente, profissionais especializados no tratamento infantil.

Distrito de Inovação
O bairro Vila da Serra tornou-se o Novo Distrito de Inovação de Minas Gerais no ano de 2017 e conta com uma gama de empresas que são peças fundamentais na área da inovação. E, o Biocor, é sem dúvidas, uma delas, se destacando na área da Saúde e Biotecnologia. Dessa forma, o Oncobio é um importante empreendimento para a geração de empregos e receita para Nova Lima.