Prefeitura oferece ações de planejamento familiar

Em 13/08/2019

Todas as pessoas possuem o direito de escolher se terão ou não filhos, e é papel do Estado oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que garantam a prática do planejamento familiar. Ciente disso, a Prefeitura disponibiliza nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendimentos individuais e em grupos para mulheres, homens e casais. No último levantamento feito em junho, 185 pessoas eram acompanhadas nas UBSs com relação às ações de planejamento familiar.

Para as pessoas que desejam engravidar, as UBSs fornecem orientações no campo da sexualidade e do correto reconhecimento do período fértil, bem como das alternativas de atendimentos existentes tanto na pré-concepção quanto na atenção ao pré-natal e pós-parto.

DECISÃO CONSCIENTE
Já para as pessoas que não desejam a gravidez, profissionais capacitados orientam quanto aos métodos anticoncepcionais, suas indicações, contraindicações e implicações de uso, garantindo o direito à livre escolha, bem como à assistência necessária ao seu uso.

Para assegurar uma decisão consciente, quem optar por um método definitivo (laqueadura tubária ou vasectomia) é acompanhado por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social e ginecologista ou urologista, além de agente comunitário de saúde.

MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS DISPONÍVEIS NO MUNICÍPIO:
• Métodos comportamentais ou naturais
• Preservativo
• Dispositivo Intrauterino – DIU
• Anticoncepcional oral e injetável
• Contracepção de emergência (nas UBS, após prescrição médica)
• Laqueadura de trompas e vasectomia

Por meio de parceria, a Prefeitura e o Hospital Nossa Senhora de Lourdes realizam a inserção de DIU no pós-parto ou pós-aborto, entre dez minutos e 48 horas.