Saúde em 1º lugar

DESAFIOS E AVANÇOS
Serviços parados, falta de medicamentos e insumos básicos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) precárias, obras inacabadas, além de uma fila de espera de mais de 10 mil exames laboratoriais. Esses foram alguns dos diversos problemas encontrados pela Administração Municipal que, desde setembro de 2016, iniciou uma verdadeira revolução na Saúde.

Em dois anos, já são mais de R$ 217 milhões investidos na ampliação dos atendimentos, descentralização dos serviços prestados, no trabalho preventivo e na melhoria das unidades de saúde.

A informatização do agendamento de consultas, o fim de filas de espera de exames laboratoriais, a otimização das consultas especializadas e a ampliação da oferta de procedimentos especializados e cirúrgicos em parceria com a Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes e outras redes de saúde conveniadas são alguns dos exemplos que comprovam que Nova Lima avança na área.

4 NOVOS LEITOS DE CTI E MAIS 7 MÁQUINAS DE HEMODIÁLISE PARA O HOSPITAL
Com aumento do repasse em 2017 e em 2018, na ordem de R$ 27 milhões, a Prefeitura garantiu melhorias na Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes e a ampliação dos atendimentos para os cidadãos. Foram adquiridas mais sete máquinas de hemodiálise (que têm capacidade para atender toda a demanda de Nova Lima) e quatro leitos de CTI. Além disso, estão programadas a ampliação do atendimento de fisioterapia.

Intensificação da cobertura vacinal Em 2017 e 2018, já foram aplicadas 42.637 doses de vacina contra febre amarela e um total de 224.191 doses de todas as vacinas. Com esses resultados, a cobertura vacinal em Nova Lima está acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Além disso, a Prefeitura realizou bota-foras com eliminação de toneladas de materiais inservíveis, nos últimos dois anos.

Mais atenção à rede de saúde mental Foi realizada a descentralização do Ambulatório de Saúde Mental para a Unidades Básicas de Saúde (UBS) no bairro Nova Suíça, que atende também a população dos bairros Santa Rita, Honório Bicalho e Nossa Senhora de Fátima, e para a UBS de São Sebastião das Águas Claras. Dessa forma, as comunidades passam a contar com o atendimento ambulatorial mais próximo de sua casa.

33 MILHÕES DE MEDICAMENTOS DISTRIBUÍDOS
Nova Lima conta hoje com oito farmácias municipais que juntas distribuíram cerca de 33 milhões de unidades de medicamentos nos últimos dois anos. Para avançar ainda mais na prestação desse serviço, o Governo Municipal inaugurou uma nova farmácia em Honório Bicalho, retomou a distribuição gratuita de medicamentos que eram fornecidos pelo Governo Federal a baixo custo e ampliou o funcionamento da Farmácia Central aos sábados. Todas as unidades passaram, ainda, a contar com a presença integral de farmacêuticos.

PRONTO ATENDIMENTO E UBS DO JARDIM CANADÁ
As obras do complexo da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Pronto Atendimento do Jardim Canadá estão na reta final. No novo complexo serão disponibilizados serviços de acompanhamento e pequenos procedimentos, consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista e atendimento odontológico; além de raio X e atendimentos de urgência/emergência . O complexo vai ampliar as equipes de Saúde da Família (eSF) na região e melhorar as instalações destinadas aos atendimentos de nurgência/emergência.

SALTO NO NÚMERO DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS E EXAMES
O número de consultas especializadas ofertadas saltou de uma média mensal de 4.263, em 2016, para 4.725 consultas, em 2018. O tempo de espera diminuiu e, para algumas especialidades, a consulta é marcada imediatamente.

Outra mudança positiva é que houve redução de até 70% na fila de espera da demanda reprimida de exames nos primeiros meses de 2018.

SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS REESTRUTURADOS
Composta por 26 consultórios – localizados nas UBSs, escolas, CEO e UPA –, a rede de saúde bucal ganhou mais investimentos com a retomada do fornecimento de próteses dentárias que têm uma fila de espera de 1.961 pacientes. A Prefeitura retomou, também, o atendimento dos estudantes de 3 a 12 anos nos consultórios das escolas, reabriu o consultório odontológico da E.M. Emília de Lima e voltou a oferecer procedimento especializado no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, de acordo com a complexidade do caso.

MUITO MAIS AÇÕES

• 18 UBSs com Prontuário Eletrônico do Cidadão
  • Aumento de cerca de 20% nos atendimentos nas UBS
  • Central do Transporte na UPA que inclui transporte eletivo para portadores de necessidades especiais e com restrição de locomoção