A água é fonte de vida. Mata a sede e é indispensável em tudo na vida. Nesta sexta-feira, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. E a Prefeitura reverencia a data ao realizar várias atividades, como blitz educativa, com distribuição de brindes, visita de alunos da rede municipal de ensino à Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Fama, distribuição de mudas, peça teatral e caminhada ecológica. São ações de conscientização que visam promover melhorias na qualidade e no uso das águas que percorrem o território nova-limense, nos córregos, bem como a preservação das nascentes da região.
Com um território bem preservado, que abriga extensas áreas de mata atlântica, campos rupestres e cerrados, Nova Lima tornou-se uma protagonista ambiental na proteção dos de seus rios. Em seu território, há aproximadamente 1.000 nascentes, preciosidades naturais a serem protegidas e conservadas.
Nova Lima reconhece a importância estratégica do Rio das Velhas, assegurando seu próprio abastecimento. Para isso, realiza atividades ao seu entorno, atividades de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas ao longo das margens do rio, intensificação da fiscalização das atividades que causam degradação ambiental, preservação da biodiversidade e proteção da qualidade da água com promoção de áreas de recarga.
Essas iniciativas visam a proteção da biodiversidade e garantir água limpa e segura para consumo. Também contribuem para a preservação de diferentes tipos de plantas e animais, bem como criam áreas especiais que ajudam a recarregar o lençol freático, que é uma fonte importante de água subterrânea. Incrementam as ações, as campanhas educativas realizadas nas escolas sobre conscientização ambiental e estímulo ao uso racional da água, coleta seletiva de resíduos e descarte adequado do óleo usado.
O Rio das Velhas é o principal rio e também a principal bacia hidrográfica de Nova Lima. Fechos, Mutuca e Rio de Peixe são considerados, entre outros, importantes mananciais da cidade. Os ribeirões Cristais e Cardoso delimitam a cidade e encontram-se no bairro Matadouro, região central de Nova Lima.
Descarte correto de óleo de cozinha - Apenas 1 litro de óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água. Os danos causados por essa contaminação são irreparáveis para os recursos hídricos e a vida aquática. Em Nova Lima há pontos de coleta de óleo, na Sede e nas regionais. Entregá-lo em pontos de coleta é uma atitude correta que pode evitar que ele acabe indo pelo ralo da pia ou atingindo o solo.
Pontos de coleta: regionais Noroeste, Nordeste e Norte (Serena Mall/Super Nosso), Faenol, Cea-Nova Lima, Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos, prédio da Prefeitura de Nova lima, Associação de Condomínios Horizontais, Projeto Trilhas, Igreja Santo Antônio, APAC, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Creche São Judas Tadeu (Jardim Canadá).
Dicas de economia
· Manter a torneira fechada enquanto estiver ensaboando as mãos
· Manter o chuveiro desligado enquanto estiver se ensaboando. Economiza água e energia.
· Não exagerar no uso da água ao lavar o passeio e aguar canteiros
· Eliminar vazamentos de água nas torneiras e nos canos
Programação Dia Mundial de Meio Ambiente
19/03 - Visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bela fama, com alunos da Escola Municipal Josefina Wanderley Azeredo, às 9h e às 14h.
21/03 - Projeto Quintal Protegido Itinerante, na sede da Defesa Civil em São Sebastião das Águas Claras, das 9h às 15h. End.: Rua: Doma Maria da Glória, s/nº
- Blitz Educativa realizada da Polícia Militar Ambiental, em São Sebastião das Águas Claras, das 9h às 11h.
22/03 - Blitz Educativa para ressaltar a importância da destinação correta do óleo de cozinha usado, no sinal de trânsito próximo ao Campo do Villa Nova, no bairro Matadouro, das 6h30 às 9h30, com distribuição de brindes.
- Apresentação de peça teatral Heróis da terra do Ouro, às 15h30, no CAC-Honório Bicalho.
24/03 - Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos, Feira Compre de uma mãe e Artes da Terra, a partir das 8h.
- Projeto Caminhando e Aprendendo Inclusivo, em parceria com o Instituto Corre para ver.
9h – Peça teatral Heróis da Terra do Ouro, no teatro de Arena do parque.
9h30 – Solenidade de apresentação de novos equipamentos do Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos