Voltar
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
As atividades começam dia 16 e vão até 24 de setembro, na Sede e nas regionais Nordeste e Norte
Quantos de nós, passeando pelas ruas de Nova Lima, já nos encantamos com os ipês, as quaresmeiras, e tantas outras? Com 70% do território preservado, Nova Lima tem muito o que comemorar! Por isso a Prefeitura celebra o Dia da Árvore (21 de setembro) com programação recheada de atrações. As atividades começam dia 16 e vão até 24 de setembro, para todos os públicos, na Sede e nas regionais Nordeste e Norte.
Tem educação ambiental para jovens, oficinas de horticultura, panificação com uso de malte, lançamento do teatro itinerante sobre educação ambiental, duração ambiental inclusiva e plantio de mudas no campo Nova Suíça.
Um dos destaque deste ano é uma trilha inclusiva, que será conduzida, também, por um intérprete de libras. (Veja a programação completa abaixo ou clicando aqui).
Um pouco de botânica: as árvores são formadas por raiz, caule e folhas e podem ter ou não flores e frutos. Muitas ordens e famílias botânicas têm árvores entre seus representantes, e é imensa a variedade de formas de copa, folha, flor, fruto, estruturas reprodutivas e tipos de madeira.
É importante comemorar a presença das árvores no território como um ser vivo, que faz parte do nosso ecossistema; que embeleza, qualifica e torna mais saudável o ambiente.
Ações
Entre as ações permanentes da Prefeitura estão a Arborização Urbana, projeto que realiza o plantio de espécies (frutíferas e floríferas), em áreas públicas de vários bairros, trevos e canteiros centrais de avenidas; e o projeto Quintal Protegido, que distribui mudas de árvores frutíferas para os moradores plantarem nos quintais das residências. É importante lembrar que as nossas unidades de conservação e áreas preservadas representam atualmente cerca de 70% do território do município.
Recentemente, o centro da cidade ganhou mais 53 árvores. Elas foram plantadas no novo Espaço Cultural Piero Garzon Henrique. São espécies de resedás, ipês (amarelo e branco), quaresmeiras, pata-de-vaca e palmeiras rabo-de-raposa.
Importância das árvores no nosso meio
As árvores purificam o ar, capturando gás carbônico da atmosfera e liberando oxigênio. Elas abrigam pássaros, que espalham as sementes e se alimentam de insetos. Dão sombra e diminuem a temperatura, além de aumentarem a umidade do ar. A conservação das áreas naturais com árvores também é importante para evitar erosões no solo, graças à absorção da água das chuvas por suas raízes.
Programação Dia da Árvore
Dia 16
Participação em evento "Visite Nova Lima na Praça ", com plantio de árvores
Rua das Flores - Vila da Serra
9h às 16h
Dia 18
Exposição CBH - Educação ambiental voltado para jovens que cursam ensino médio
Encontro: Praça Bernardino de Lima
8h
Dia 19
Oficina Horticultura em parceria com a Emater
APAC (Rua Prof. Lydio Machado Bandeira de Melo, 280
Honório Bicalho
8h30 às 15h
Dia 20
Oficina Panificação com o uso de Malte
Rua Abraão Lincoln, s/nº, Cabeceiras
13h30
Clique aqui e faça sua inscrição
Dia 21
Lançamento Teatro Itinerante
Centro de Educação Ambiental - CEA
Rua Lauro Magalhães Santeiro, Chácara dos Cristais (abaixo do Campo do Morro Velho)
9h às 14h
Dia 22
Encerramento exposição CBH
Centro de Educação Ambiental - CEA
Rua Lauro Magalhães Santeiro, Chácara dos Cristais (abaixo do Campo do Morro Velho)
8h30 às 11h e 13h30 às 16h30
Dia 23
Educação Ambiental Inclusiva - projeto Caminhando e aprendendo (sobre fauna e flora) - de maneira inédita, e marcar o Dia do surdo (26/09), será realizado o projeto voltado a comunidade surda da cidade, com o acompanhamento de uma intérprete de Libras.
Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos
Rua Joaquim Rua Eloy de Azevedo, 300, Centro
9h
Dia 24
Fecha a programação, o plantio de mudas no campo Nova Suíça, com a participação da comunidade do bairro Nova Suíça
Entrada pela rua Levindo Wanderley, Nova Suíça
9h
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: