Voltar
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Espaço de apoio contribui para o fortalecimento de organizações da sociedade civil
As organizações da sociedade civil que prestam serviços importantes voltados para crianças, adolescentes, pessoas idosas e outros públicos em Nova Lima agora contam com um espaço otimizado de apoio. A Prefeitura inaugurou o Escritório de Transformação Social
A ideia é que o escritório seja um lugar de referência para as Organizações da Sociedade Civil (OSC), em uma iniciativa inédita de fortalecer o setor de impacto social. Em todo o mundo, OSCs encontram barreiras para seu pleno desenvolvimento, como dificuldade de acessar recursos por falta de conhecimento técnico sobre editais, por exemplo. Nova Lima dá um passo à frente quando se volta para o fortalecimento dessas instituições não-governamentais, que fazem um trabalho tão relevante para a transformação social.
Localizado na Rua Augusto Magalhães, 144 – Centro, o espaço disponibiliza serviços de apoio, orientação e treinamento técnico, contábil e jurídico às organizações que atuam no município. No escritório haverá capacitação para que elas se tornem aptas a acessarem recursos de fundos orçamentários especiais.
Dois exemplos são o fundo da criança e do adolescente e o fundo da pessoa idosa, que são unidades orçamentárias que recebem recursos para financiarem projetos, e possuem regulamentação federal instituída pela Lei Federal 13.019/2014. As duas fontes de recurso são de grande importância social.
Outra frente de trabalho do escritório será oferecer orientações sobre o Edital de Chancela do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Todos em prol da transformação social
O Escritório de Transformação Social estabelece acordo colaborativo e sustentável com a sociedade civil, e visa promover aprimorar e qualificar os regimes de parcerias entre a administração pública municipal e a sociedade civil organizada, por meio de programas de assessoria, capacitação, treinamentos e orientações para essas organizações da sociedade civil, grupos e movimentos sociais que promovem projetos de proteção, defesa e garantia de direitos de diversos segmentos populacionais.
Com a iniciativa, as OCSs terão oportunidade de aprimorar seus mecanismos de gestão sustentável, otimizar a captação de recursos e financiamento de seus projetos. O objetivo é que elas possam desenvolver um serviço contínuo e de qualidade, por meio de instrumentos regulares de financiamento de suas atividades. Com apoio técnico adequado, projetos podem crescer e trazer ainda mais resultados para a população atendida.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: