Voltar
30/04/2025
|
última atualização em
30/04/2025 às 15:37
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Por meio de um planejamento estratégico com atividades e projetos a favor da dignidade da população LGBTQIAPN+, a Coordenadoria tem o objetivo combater a LGBTfobia defendendo os direitos de todas as pessoas representadas pela sigla e pela bandeira do orgulho Gay, assim como a união, fortalecimento e conscientização desse grupo.
LGBTQIAPN+ é a sigla que representa uma variedade de identidades de gênero e orientações sexuais. Cada letra tem um significado específico.
Independentemente da orientação sexual e da identidade de gênero, esta é uma importante pauta que precisa estar em debate constante para que a sociedade se torne cada vez mais consciente dos direitos de cada indivíduo.
Na terça-feira, acontece o evento Falas Transformadoras, uma roda de escuta para fortalecer laços, mapear demandas e influenciar a criação de políticas públicas mais inclusivas.
Evento: Falas Transformadoras
Data: 06/05/2025
Horário: 10h às 12h
Local: Parque Municipal Rego dos Carrapatos (Rua Joaquim Eloy de Azevedo, 300, Olaria)
Entenda o que significa cada letra:
L - LÉSBICA: Sente atração por pessoas do mesmo gênero, sendo mulher.
G - GAY: Sente atração por pessoas do mesmo gênero, sendo homem.
B - BISSEXUAL: Sente atração por pessoas do mesmo gênero e de gêneros diferentes, sentindo (ou não) intensidade diferentes de atração por elas.
T - TRANSGÊNERO: Sua Identidade de gênero não corresponde ao sexo que lhe foi atribuído ao nascer, então decide (ou não) transformar seu papel social.
T - TRANSEXUAL: Sua identidade de gênero não corresponde ao que lhe foi atribuído no nascimento então decide transformar seu corpo cirurgicamente e/ou hormonalmente.
T - TRAVESTI: Uma travesti é uma pessoa designada como homem ao nascer que se identifica e/ou se expressa como mulher, vivenciando papéis de gênero femininos. Politicamente, a identidade travesti é uma afirmação de resistência.
Q - QUEER: Pode ou não ser cisgênero e/ou heterossexual prefere não se limitar para ser mais inclusivo das diversas identidades, orientações e expressões da comunidade.
Q - QUESTIONING: Está em um processo de questionamento, exploração e descoberta de sua própria identidade de gênero, orientação sexual e/ou expressão de gênero.
I - INTERSEXUAL: Nascido apresentando variações em suas características sexuais que não condizem com a ideia tradicional de corpos masculinos e femininos.
A - ASSEXUAL: Estabelece (ou não) relações afetivas com outras pessoas mas não sente atração erótica por elas.
P - PANSEXUAL Sente atração por outras pessoas independentemente de seu gênero, pois estes não são fatores que influenciam sua percepção.
N - NÃO BINÁRIO: Termo que engloba todas as identidades que fogem do binário de gênero, ou seja, quem não é completamente homem nem completamente mulher.
+ - Acolhe todas as diversas possibilidades de orientação sexual e identificação de gênero que existam, para não deixar ninguém de fora.
Cada pessoa é única e o respeito à individualidade é fundamental. Faça parte dessa causa, ajude a transformar realidades!
Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual e de Gênero
E-mail: diversidadesexualnl@pnl.mg.gov.br
Telefone: (31) 97137-2512.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags:
Desenvolvimento Social