Nova Lima registra mais uma conquista que atesta a qualidade da educação do município. Promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Escola Municipal George Chalmers foi premiada na 5ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional pelo governo federal, em Brasília. A escola se destacou pelos projetos de 2023, em comemoração à Semana da Alimentação, com o tema “Utilização das Mídias Sociais como facilitadoras para integrar a comunidade escolar nas atividades da Educação Alimentar Nutricional - EAN”.
A Jornada acontece todos os anos e é aberta a todas as instituições educacionais públicas do Brasil. Para participar, cada escola apresenta projetos dos temas pré-determinados, incluindo valorização da merendeira escolar, alimentação saudável, sustentabilidade, hábitos alimentares, dentre outros. A escola desenvolveu atividades voltadas para quatro temas e recebeu a premiação pelo tema 3.
Tema 1 - Aprendendo sobre alimentação saudável na prática: vamos cozinhar?
Tema 2 - Agroecologia é o caminho para a saúde da humanidade e do planeta.
Tema 3 - Utilização das mídias sociais como facilitadoras para integrar a comunidade escolar nas atividades de EAN.
Tema 4 - Valorização e resgate da cultura alimentar regional, por meio da promoção de EAN.
O projeto premiado é um videocast com entrevistas e debates sobre a alimentação escolar. Chamado “Escola Nutrida apresenta: de papo com a Nutri”, o vídeo mostra três estudantes dos 6º e 7º ano, dentre eles, uma com diabetes tipo 1, e diversos atores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), como nutricionista, membro do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), mãe de estudante e professora. O conteúdo aborda assuntos como os desafios de se garantir uma alimentação saudável dentro e fora da escola, restrições alimentares, supervisão nutricional, desperdício de alimentos e sustentabilidade. Mediado pela professora de Ciências Gleicielle Viviane Silva Souza, o videocast teve grande interação entre os estudantes e convidados.
A premiação contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Primeira-Dama, do Ministro da Educação, Camilo Santana, gestores da educação e especialistas de todas as regiões do país, incluindo a diretora da Escola Municipal George Chalmers, Tânia Mara Fernandes França.
As atividades desenvolvidas abrem espaço e fortalecem as ações para formação de jovens estudantes que se tornam mais conscientes da importância das escolhas alimentares para garantir saúde, bem estar e melhor aprendizado. É uma grande conquista e reconhecimento das iniciativas inovadoras das escolas municipais em prol da oferta de uma educação de qualidade e acessível a todo cidadão.