Voltar
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
A unidade é referência para 2.700 moradores da região
A Unidade Básica de Saúde (UBS), em Santa Rita, está em endereço novo. A Prefeitura entregou para a comunidade uma nova unidade, seguindo as normativas do Ministério da Saúde. O novo endereço é Rua Antônio de Paula Santos, 1008, bairro Santa Rita.
A UBS, que é referência para 2.700 moradores de Santa Rita, Papa Milho, Residencial Belarmino e Vila da Mata, é composta por equipes de Saúde da Família (eSF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Saúde Bucal e de Assistência Farmacêutica. No total são 20 profissionais das diferentes áreas.
Com recursos do município, no valor aproximado de R$ 1,7 milhões, a UBS Santa Rita foi erguida de acordo com projetos básicos propostos pelo Ministério da Saúde, desenvolvidos para atendimento ambulatorial de ações básicas de saúde. A área edificada tem 414,77 m², além de estacionamento amplo com acessibilidade.
A nova estrutura da UBS Santa Rita possibilitará melhores condições de trabalho para os profissionais e mais conforto e segurança aos pacientes. Além disso, a farmácia, que antes funcionava apenas três dias na semana, passa a funcionar de segunda a sexta-feira. Os medicamentos e insumos, antes centralizados na Farmácia Municipal Central, passarão a ser entregues na farmácia da UBS, como é o caso das dietas e fórmulas alimentares.
A UBS funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.
O que a UBS disponibiliza
As UBSs têm potencial para resolver até 85% das demandas de saúde da população. Os serviços disponibilizados na unidade incluem: atendimento (individual e/ou em coletivo) em medicina de família e comunidade, ginecologia, pediatria, enfermagem e equipe multiprofissional; atendimento em saúde bucal; pré-natal; puericultura; orientações em relação a amamentação; curativo, retirada de pontos; atendimento domiciliar; coleta de material para exame citopatológico de colo uterino; vacina; coleta de material para teste do pezinho; coleta de exames laboratoriais; aferição da pressão arterial e glicemia capilar; realização de testes rápidos para diagnóstico de infecção por HIIV, sífilis, hepatites b e c; realização de teste rápido de gravidez; realização de teste de Covid; realização de eletrocardiograma; administração (oral, intramuscular, endovenosa, inalação/nebulização, tópica, subcutânea) de medicamentos, conforme prescrição médica; acolhimento da demanda espontânea; grupos de educação em saúde e práticas de atividade física; orientação/fornecimento de métodos contraceptivos e planejamento familiar; inserção e retirada de dispositivo intrauterino (DIU); confecção do Cartão Nacional do SUS; entrega de insumos como fraldas e tiras de glicemia; fornecimento de passe social; agendamento de consultas e exames especializados; agendamento de RX e cadastro dos usuários do serviço de saúde; atendimento farmacêutico e dispensação de medicamentos.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: