Nova Lima adere ao Emissor Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e). A Prefeitura publicou a Portaria
SEMFA n° 15/2025 que regulamenta a obrigatoriedade de emissão da NFS-e exclusivamente pelo Emissor Nacional.
A medida integra o município ao padrão nacional na NFS-e, unificando o formato e o compartilhamento de dados fiscais com o ambiente nacional.
Haverá no município um cronograma de migração, do fim do sistema municipal para o sistema nacional, com os novos procedimentos. O projeto piloto de testes sistêmicos, vai se iniciar no dia 3 de novembro e tem como objetivo garantir uma transição tranquila, transparente e sem impacto negativo para os prestadores de serviços. A Prefeitura divulgará ainda em outubro a lista de contribuintes participantes. Isso demonstra que o município está se preparando com antecedência para a segurança dos contribuintes.
Também haverá um Café com Contadores e Empreendedores, que será realizado na quinta-feira (6), das 8h30 às 11h30, no Cineminha (Rua Melo Viana, 100 – Centro). O encontro vai reunir profissionais da contabilidade e empresários locais para discutir temas que influenciam diretamente o ambiente de negócios em Nova Lima.
Promovido pela Secretaria Municipal de Fazenda, o evento tem como objetivo estreitar o diálogo com o setor contábil, apresentando atualizações e orientações sobre os processos fiscais e tributários. Entre os assuntos em destaque estão os impactos da Reforma Tributária e as mudanças na emissão da Nota Fiscal, com a implantação do emissor nacional.
O Café com Contadores reforça o compromisso da Prefeitura de Nova Lima com a transparência, a modernização dos serviços e o fortalecimento da parceria com os profissionais que contribuem para o desenvolvimento econômico do município.
O público alvo da ação são os contribuintes e prestadores de serviços do município, escritórios de contabilidade e profissionais da área, empresas que utilizam sistemas próprios de emissão, servidores da Secretaria da Fazenda e demais áreas de atendimento ao contribuinte.
A partir de 01/01/26, todas as NFS-e deverão ser emitidas exclusivamente pelo Emissor Nacional - www.gov.br/nfse