Em uma estrada que corta uma região de mata nativa, os carros têm preferência, e os animais sofrem com a interrupção do seu ambiente e correm o risco de perderem a vida ao tentarem atravessar a via. Pensando nisso, a Prefeitura instalou as passagens aéreas de fauna em quatro pontos da estrada que dá acesso à São Sebastião das Águas Claras, no trecho entre a ponte de Macacos até a BR-040 e um ponto próximo à ponte do Córrego Cristais, na estrada de acesso ao bairro Jardins de Petrópolis. O objetivo é diminuir o fluxo de animais silvestres transitando nas vias e, assim, mitigar possíveis atropelamentos dos bichos.
As passagens, portanto, são caminhos para o deslocamento de animais com hábito arborícola (vivem somente em árvores) e os escansoriais (habitam tanto as copas de árvores, quanto o chão). Agora, esses dispositivos darão segurança para os animais transporem de um ambiente a outro com segurança, garantindo assim o incremento do fluxo gênico, que é de fundamental importância para recuperação e conservação dos ecossistemas da região.
Para a Administração Municipal é importante uma boa gestão e boas práticas na preservação e manutenção da vida silvestre. Foi pensando nessa situação que a Prefeitura de Nova Lima encontrou na instalação de passagens aéreas de animais silvestres a solução efetiva para reestabelecer o fluxo de animais e evitar atropelamentos. O município possui traçado de várias vias que cortam suas áreas de preservação, e esses dispositivos facilitam a vida silvestre, diminuindo ou acabando com atropelamentos dos bichos na hora de transporem de um ambiente ao outro. A função primordial é fazer a conexão dessas áreas, para garantir que os mamíferos, como macacos Sauás, Micos-estrela, Ouriços-cacheiros, Gambás, Mão-peladas, dentre outros, façam a travessia de um ambiente ao outro com segurança. As passagens foram todas testadas e preconizadas com eficiência por meio de estudos técnicos e científicos.
PRESERVAÇÃO
A preservação ambiental sempre foi destaque em Nova Lima. É considerada referência de cobertura de mata atlântica entre as cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, com 70% coberta com esse estrado. São várias unidades de conservação dentre Monumentos Naturais, Parques Naturais, Reservas Particulares do Património Natural e Estações Ecológicas
Assim, Nova Lima vem avançado ainda mais na sua gestão e preservação ambiental. Essa iniciativa, portanto, está em sintonia ou articulada com as políticas públicas de preservação, proteção e boa gestão territorial ambiental, preservando a fauna e a flora tão preponderantes, por isso tornam atrativos ambientais de Nova Lima.
Para resgate de animais silvestres em situação de acidentes entrar em contato com a Polícia Ambiental (Tel. 190) ou Bombeiros (Tel. 193).