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Programa Nova Lima integrada: conheça as soluções de mobilidade e trânsito propostas para a cidade

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A ideia é pensar a questão da mobilidade de maneira ampla, solucionando gargalos em diferentes trechos

A ideia é pensar a questão da mobilidade de maneira ampla, solucionando gargalos em diferentes trechos

A Prefeitura de Nova Lima conta com oito grandes projetos, em diferentes estágios, que têm o objetivo de melhorar a mobilidade  em todas as regiões da cidade. Pensados de maneira integrada, eles solucionam antigos gargalos e ampliam as possibilidades para o município.

A ideia é pensar a questão da mobilidade de maneira ampla, solucionando gargalos em diferentes trechos. O objetivo das ações também é preparar a cidade para o futuro, principalmente para o fluxo de veículos e pedestres, que certamente vai aumentar nos próximos anos.

Atualmente Nova Lima tem apenas uma saída pavimentada para a capital, a MG-030. O plano corrige essa situação, criando outros acessos asfaltados, desafogando a MG-030.

Além disso, cada proposta tem objetivos específicos, que trazem também ganhos regionais de mobilidade.

Conheça as propostas:

Pavimentação e melhorias na estrada Nova Lima - Sabará

Pavimentação da MG-437, estrada Nova Lima - Sabará, que hoje é um acesso de terra. A obra já está em andamento, e foi viabilizada graças a um convênio de cooperação técnica e financeira celebrado entre o Município de Nova Lima e o Governo de Minas Gerais.

Como é uma via estadual, a responsabilidade pela manutenção do trecho é do governo do Estado. Porém, é de interesse de Nova Lima que a pavimentação seja feita. Por isso, o acordo prevê que a Prefeitura repassa a maior parte dos recursos e o Estado executa a obra, por meio do DER - MG (Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais).

No total, a Prefeitura de Nova Lima está investindo R$25,4 milhões, o que permitirá a pavimentação de 8,9 km da rodovia, até a divisa com Sabará. Já o Estado arca com o custo dos 4,3 km restantes.

A estrada é acesso mais rápido para os bairros da região Leste e Nordeste de Belo Horizonte, para os estádios Independência e Mineirão, para a região da Pampulha, dentre outras áreas da capital. A viagem também será encurtada para Caeté, para o Aeroporto Internacional de Confins, e para importantes vias de acesso a outros estados, como a BR-381 e 262.

A obra é de responsabilidade do DER-MG, que prevê a conclusão para outubro de 2024.

Avenida de Integração Jardim da Torre

A Avenida de integração Jardim da Torre é uma solução viária que desafoga o trânsito na MG-030, e que já está prevista no plano diretor de 2007. Trata-se de uma via já existente. A Avenida de Integração Jardim da Torre vai conectar a MG-030, na altura do condomínio Ville de Montagne (logo após o posto da PRF) ao bairro Jardim da Torre (próximo à Fundação Torino e ao Belvedere). A previsão é que a licitação seja publicada em julho, e que o processo dure 90 dias. A obra deve ser concluída dez meses após o início.

Avenida de Integração Rio de Peixe

É a mais complexa das obras, já que são quase 25 km de estrada. O trecho fará a ligação direta da região nordeste (bairro Honório Bicalho) à região noroeste (Miguelão e Jardim Canadá). O objetivo principal da via é interiorizar o desenvolvimento da cidade, criando uma importante nova rota. O grau de complexidade deste projeto é maior, e a expectativa é que ele fique pronto em até 12 meses. São 120 dias de licitação e cerca de 24 meses de execução.

Avenida Florença Perimetral Jardim Canadá

Via que fará o contorno do bairro Jardim Canadá, aliviando o trânsito de caminhões pesados no acesso direto ao bairro. No projeto, a avenida tem um traçado de aproximadamente 6.2KM, com 2 viadutos. O trecho também cria melhores condições de mobilidade para o transporte de cargas. O projeto deve ser concluído em junho de 2023, e a licitação iniciada em julho de 2023.

Avenida Parque de ligação Centro

Projeto de via que cria um acesso mais rápido da rodoviária à praça do mineiro, desafogando o trânsito na Santa Cruz e outras vias centrais. Ao todo são 2 km de via, e o projeto contempla uma ciclovia e um parque linear margeando a via. A área está em processo de tombamento estadual pelo IEPHA, e o poder público municipal aguarda as diretrizes estabelecidas no tombamento para seguir com o projeto.

Requalificação da MG-030

A requalificação da MG-030 - da Alameda Oscar Niemeyer ao Serena Mall é um projeto de adequação do trecho, que tanto precisa continuar sendo um local de trânsito fluido para os veículos que trafegam pela estrada, quanto precisa ser adaptado para atender com segurança as novas demandas de uso que surgiram, com intenso fluxo de pedestres, presença de comércios diversos, escritórios de trabalho, entre outros serviços. A ideia é que os pedestres possam caminhar com segurança no trecho, reduzindo também o fluxo de veículos que hoje transitam de um ponto ao outro. Uma passarela de pedestre está prevista. O projeto deve ser concluído em julho, e o início da contratação está previsto para agosto.

Obras Vila da Serra

São 4 principais intervenções que estão sendo negociadas como contrapartida a um empreendimento no Vila da Serra. Pela primeira vez, a cidade tem um edital com regras claras de contrapartida, e é ele que norteia as negociações entre a cidade, o empreendimento e o Ministério Público.

As obras preveem:

1. Duplicação da alça de acesso da BR-356 para a MG-030, trecho já existente

2. Melhoria do trevo do BH Shopping, que está no território de Belo Horizonte, mas que é um trecho importante para melhorar a mobilidade para quem vem da MG-030

3. Alargamento do viaduto da antiga ponte ferroviária, no limite entre Nova Lima e Belo Horizonte

4. Alça tipo “ferradura” a ser construída após o limite da trincheira de Nova Lima e Belo Horizonte, de modo a criar um acesso da MG-030 à BR-356, sem a necessidade de se usar o trevo do BH Shopping.

Duplicação da MG-030

Solucionar de maneira definitiva a atual situação do trecho municipalizado da MG-030 é um dos maiores desafios, mas também parte fundamental das soluções de mobilidade.

No início da atual gestão, as obras de duplicação do trecho já estavam em andamento. Porém, à medida que as obras avançavam, os desafios ficavam evidentes. Interromper as obras em andamento não era uma opção, já que a orientação era seguir com a obra licitada tal como estava, por motivos de segurança - o período de chuva aumentava o risco na via.

O governo municipal optou então por seguir com as intervenções, mas ao mesmo tempo contratou uma perícia técnica independente. Os resultados parciais desta perícia indicam que o principal problema foi a falta de estudos geotécnicos, que, se tivessem sido feitos, apontariam para a necessidade de contenções diversas.

Como tais contenções não foram licitadas, à medida que as obras no asfalto eram realizadas, os problemas nas encostas aumentavam. Só um projeto que levasse em consideração as encostas teria solucionado o problema.

Portanto, o próximo passo, será lançar um edital que contemple todas as intervenções necessárias, incluindo as contenções. O edital deve ser lançado na próxima semana, a expectativa é de 90 dias de licitação, e depois de 10 meses de execução da obra.


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