Cidade intensifica ações de limpeza, reparos e desobstrução de vias

14/01/2022 às 09:03  | última atualização em 24/01/2022 às 14:46

Uma frota de 41 máquinas, entre caminhões, retroescavadeiras, carregadeiras e outras, foi enviada aos locais atingidos para fazer a limpeza, com a retirada da lama e dos destroços, além da desobstrução de vias. Sob a coordenação do Comitê de Gestão de Crise, os trabalhos são realizados em diversos pontos.

As ações começaram logo no início da semana. Equipes da Prefeitura, junto a moradores e voluntários, seguem com a limpeza de vias e imóveis atingidos pelas águas que inundaram ruas e casas.

Em Santa Rita, não há mais ruas alagadas; continua o serviço de retirada dos materiais depositados nas vias e nas casas. Em Honório Bicalho, a limpeza pesada nas ruas e espaços públicos continua, além dos trabalhos dentro dos imóveis que também foram iniciados, com uma equipe de 170 pessoas. Os veículos atingidos estão sendo recolhidos em pranchas.

Intervenções na região noroeste
O Governo Municipal também atua em diversas frentes na região noroeste da cidade, mantendo uma equipe da Defesa Civil Municipal atuando em São Sebastião das Águas Claras (Macacos), assim como uma guarnição da Guarda Civil Municipal, assim como os serviços diários de assistência social. O efetivo auxilia no atendimento aos moradores, na entrega de cestas básicas, água e outros itens.

Máquinas da Prefeitura foram deslocadas para operar na desobstrução de ruas em Macacos e em outros bairros, como Vale do Sol e Água Limpa, que também passou por melhorias das condições das vias.

Trânsito na MG-030
No acesso a Belo Horizonte, o trânsito na MG-030, altura do Vila Castela (sentido BH - Nova Lima), foi liberado, na última quarta-feira (12), e está funcionando em uma pista. Foram realizadas obras essenciais de drenagem, acima e na lateral do muro, por parte da construtora.

Ainda na rodovia há pontos de interdição: uma parcial, próximo ao Ville de Montagne, onde o trânsito flui em uma pista, no trecho de responsabilidade do DER-MG; e outra total, do Trevo dos Cristais até o acesso ao Bairro Chácara Bom Retiro.

Os pontos foram devidamente sinalizados para aumentar a segurança de quem passa pelos locais.