Cidade se veste de verde e amarelo para abertura oficial da Semana da Pátria

29/08/2013 às 19:33  | última atualização em 30/11/2020 às 20:13

Para celebrar a Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro, Nova Lima preparou uma programação especial. Na manhã dessa segunda-feira (02/09), a cidade acordou verde e amarela para a cerimônia de abertura da Semana da Pátria, que contou com a presença de autoridades, do grupo de escoteiros Expedicionário Assunção e da fanfarra da Escola Municipal Martha Drummond Fonseca.

Por sua vez, alunos das escolas municipais Vera Wanderley Dias e Cristiano Machado desfilaram na Praça Bernardino de Lima e foram assistidos por dezenas de moradores. Alessandra Duarte acompanhou com muita emoção o desfile da filha Emanueli Duarte, de 7 anos. “É muito bom ver a minha filha participando de um evento que é tão importante para nós brasileiros”, conta.

A Semana da Pátria é a oportunidade para relembrar a independência do País. Oficialmente, a data adotada para o fato é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado Grito do Ipiranga. Segundo a história oficial, às margens do riacho Ipiranga, hoje São Paulo, o Príncipe Regente D. Pedro exclamou a frase que marcaria para sempre a história do Brasil: Independência ou Morte!

A programação da Semana da Pátria continua até o dia 8 de setembro, quando será comemorado o aniversário de 70 anos do Teatro Municipal Manuel Franzen de Lima.

Confira a programação completa:

3/09 – 3ª feira

10 h – SOLENIDADE CÍVICA

JARDIM CANADÁ - Regional Noroeste - Rua Mississipi

E. M. Benvinda Pinto Rocha

04/09 – 4ª feira

9 h – SOLENIDADE CÍVICA

Praça Bernardino de Lima

Escola de Música e Escola de Dança  – Secretaria Municipal de Cultura

05/09 – 5ª feira

8 h 30 – SOLENIDADE CÍVICA

Praça Bernardino de Lima

13º MG Grupo de Escoteiros Expedicionário Assumpção

9 h – Solenidade de entrega dos tablets aos alunos da Rede Municipal de Ensino – Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima

Apresentação da peça teatral da companhia TRUQUE: ALEGRIA E MOVIMENTO da FAENOL, com o espetáculo 'Uma Janela Entre Dois Amigos'.

Comemoração – 70 anos do Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima

20h: Grupo Atrás do Pano apresenta a peça “Por parte de pai”; vencedora dos prêmios Usiminas/Sinparc 2013 de melhor espetáculo e cenário de Minas Gerais. O espetáculo é uma adaptação da obra de Bartolomeu Campos de Queirós

06/09 – 6ª feira

10 h – SOLENIDADE CÍVICA –

HONÓRIO BICALHO – Regional Nordeste

Rua Jardim, em frente à Escola Municipal

E. M. Dalva Cifuentes Gonlçaves

Comemoração – 70 anos do Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima

20h30 – Concerto da Orquestra e coro da Escola de Música de Nova Lima.

07/09 – sábado

9 h - DESFILE CÍVICO DA INDEPENDÊNCIA

NOSSA CIDADE VERDE E AMARELA!

Saindo o desfile da concentração na Rua Domingos Rodrigues, passando pelas ruas Santa Cruz, Bias Fortes até à Praça Bernardino de Lima.

O desfile será acompanhado pelas Corporações Musicais União Operária, Sagrado Coração de Jesus e Santa Efigênia.

Comemoração – 70 anos do Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima

20 h – Apresentação de músicos nova-limenses. Homenagem especial ao Grupo SOARTE.

08/09 – Domingo

Comemoração – 70 anos do Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima

20h – Apresentação da Escola Municipal de Dança.

Observação: os eventos realizados no Teatro Municipal têm entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do local no dia do evento, com uma hora de antecedência.