Dia Mundial do Meio Ambiente

Home/ Notícias

13/06/2016 às 18:55  | última atualização em 05/07/2021 às 16:47

Foto: Welington de Oliveira /Ao fundo, morro do Pires, Monumento Natural de Nova Lima

A data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) ficou marcada este ano, em Nova Lima, pela entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico de Nova Lima ao Prefeito Cássio Magnani. 

O Plano é um “instrumento de planejamento que auxilia os municípios a identificar os problemas do setor, diagnosticar demandas de expansão e melhoria dos serviços, estudar alternativas de solução, bem como estabelecer e equacionar objetivos, metas e investimentos necessários, com vistas a universalizar o acesso da população aos serviços de saneamento”. 

Também tomaram posse os membros do Conselho Gestor do Mosaico das Unidades de Con Uservação de Nova Lima, criado com a finalidade de contribuir com ações voltadas à efetiva implantação das Unidades de Conservação existentes e de outras unidades a serem criadas, bem como, o cumprimento dos seus objetivos de criação e a articulação com as demais unidades de conservação existentes no Município.

Vale lembrar que, em 2013, Nova Lima teve decretada a criação de quatro unidades de conservação ambiental: Serra da Calçada, Serra do Souza, Morro do Pires e Morro do Elefante. 

Outro avanço foi a assinatura de termo de cooperação que a Prefeitura assinou com as cidades de Itabirito, Raposos e Rio Acima no intuito de se comprometer a salvar as nascentes da bacia Alto Rio das Velhas. 

Também a Criação do Parque Natural Municipal dos Fechos – iniciativa que inibiu a poluição do manancial dos Fechos, grande responsável pelo o abastecimento de água na Grande BH –  foi mais uma iniciativa consciente, bem como a assinatura do decreto de preservação das trilhas do município, ocorrida este ano.

 

Compartilhe