Município sedia I Encontro Regional de Minas Gerais do Iclei América do Sul

03/06/2022 às 08:36  | última atualização em 03/06/2022 às 08:37

Nova Lima sedia, em 3 e 4 de junho, o I Encontro Regional de Minas Gerais do Iclei América do Sul. O evento, realizado na sexta-feira, no Alphaville, e no sábado, em São Sebastião das Águas Claras (Macacos), Belo Horizonte também recebe parte da programação do encontro.

O maior objetivo do “I Encontro Regional Iclei Minas Gerais - Desenvolvimento Sustentável na Reconversão de Territórios” é promover discussões de alto nível, que fomentem o compartilhamento de boas práticas, a apresentação de experiências bem-sucedidas e de lições aprendidas de projetos e outras ações implementadas nas regiões. Assim, o evento visa à promoção de intercâmbio entre órgãos e entidades da administração pública, sociedade civil, entidades não governamentais, empresas, universidades e grupos de representação como as juventudes.

Além de pautas como o Desenvolvimento de Baixo Carbono e outras, os participantes serão mobilizados em torno do tema Ecoturismo, tendo a oportunidade de estar em contato direto com a pauta por meio de uma visita a Macacos. Antes, o cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Lucas Brown, fará uma palestra sobre o tópico.

Parcerias

O I Encontro Regional Iclei Minas Gerais é realizado pelo Iclei América do Sul e pela Prefeitura de Nova Lima, com correalização do Sebrae. Conta com o patrocínio da MRV, empresa parceira do Iclei em 2022, Fundação Estadual do Meio Ambiente e Governo de Minas Gerais, UrbBrasil, Consulado Britânico, Anglo American, Projeto Estadual de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados e Novo Olhar Sustentabilidade, que irá calcular as emissões de gases de efeito estufa do encontro e compensar por meio de plantio de mudas. Essa parceria para a Certificação Evento CO2 Free já ocorreu durante o I Encontro Nacional do Iclei Brasil, realizado em março, no Recife, e deverá se repetir nos próximos encontros regionais do Iclei.

O encontro também conta com o apoio institucional da Fundação Dom Cabral, MCR2030, Race to Zero, Race to Resilience, IBRAM, Instituto Espinhaço, Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), Fundação Konrad Adenauer (KAS-Brasil), CDP Latin America, AMIG e Catapult. Os outros apoiadores são: APL, GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional), UICN Apoio Institucional (União Internacional para Conservação da Natureza), Interact Bio e Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente).