Nota de apoio - Coordenadoria de Políticas para Igualdade Racial

22/11/2021 às 16:56  | última atualização em 23/11/2021 às 12:30

A Prefeitura de Nova Lima, por meio da Coordenadoria de Políticas para Igualdade Racial, vem a público prestar solidariedade aos nova-limenses que denunciaram a ocorrência de injúria racial no último sábado (20/11), no Estádio Magalhães Pinto - Mineirão, em Belo Horizonte.

Reafirmamos o compromisso com a promoção da igualdade racial no município, destacando ações já realizadas e ações em andamento. O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR/NL foi reativado, com posse dos membros da sociedade civil e governamental realizada no dia 8/10, se configurando como uma importante arena de encontro da sociedade para construção conjunta de políticas de ações afirmativas.

No âmbito da educação, o núcleo de relações-étnico raciais foi reativado, visando a capilarização e aprofundamento de práticas da lei 10630/03 e 11.645/08 nas escolas municipais. Ações de valorização da cultura negra do município têm sido constantemente realizadas por meio de premiações, incentivo a novos projetos e preservação das tradições afro-brasileiras.

O mês de novembro tem sido de atividades previstas para acontecerem até o dia 30/11, visando a ampliação das ações afirmativas, dentre elas, a viabilização de uma lei de cotas para concursos municipais, entendendo esta ação, de cunho reparatório, como essencial para mudanças estruturais em Nova Lima.

Lembramos ainda que racismo e injúria racial se configuram como crime. Ser antirracista é assumir um compromisso com a busca de equidade de oportunidades.