Nota de Esclarecimento

05/01/2017 às 15:39  | última atualização em 30/11/2020 às 20:09

Em razão da interrupção de parte dos atendimentos da Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes desde a última terça-feira (03/01), a Prefeitura Municipal de Nova Lima esclarece que tem trabalhado incansavelmente para assegurar a qualidade de todos os serviços prestados à população.

A Administração Municipal está reestruturando sua base de atendimento primário e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com o objetivo de absorver mais de 70% da demanda do Pronto Atendimento da Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes, que são de baixa complexidade.

Para 2017, está previsto o repasse de subvenção à referida instituição no valor de R$ 9.610.000,00 (nove milhões e seiscentos e dez mil reais). Importante salientar que, de acordo com a pactuação entre o Estado de Minas Gerais e a Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes, a instituição também recebe anualmente do SUS R$ 880.000,00 (oitocentos e oitenta mil reais) para o Pro-Hosp e R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais) para a Rede Resposta.

A Prefeitura já prepara a divulgação do edital para o credenciamento de hospitais que busca, a partir de um orçamento suplementar, reduzir a fila de espera por exames eletivos e cirurgias que há anos estão parados.

Para que os repasses sejam cumpridos, a Administração Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2017, que prevê a redução do repasse para o Legislativo de R$ 30 milhões para R$ 10 milhões. A medida visa investir os outros R$ 20 milhões em saúde e educação. Contudo, a Câmara, que já poderia ter analisado a LOA desde o ano passado, ainda não o fez.

Neste momento de extrema dificuldade financeira que Nova Lima enfrenta, a Prefeitura lamenta que questões políticas venham provocando sérias consequências à prestação de serviços essenciais, dos quais os cidadãos tanto necessitam, e reitera que as soluções para a crise passam necessariamente pela colaboração de todos.