Nova Lima celebra Dia da Consciência Negra

10/11/2016 às 18:50  | última atualização em 30/11/2020 às 20:09

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Prefeitura de Nova Lima promove, entre os dias 19 e 25 de novembro, uma semana de atividades culturais e de conscientização pela cidade.

O evento, cujo tema este ano é “Enegrecer na Transversalidade: Por uma Nova Lima Afro da Pele”, já faz parte do calendário municipal e tem o objetivo de despertar a consciência da igualdade e da necessidade urgente de garantia dos direitos dos negros.

Para abrir as comemorações, no dia 19 de novembro, a partir das 9h, na quadra do Vila Nova, ocorre, pela primeira vez, a “Feira Afro da Pele”.No evento, terão comidas e bebidas típicas, exposição de tecidos e roupas, oficinas (penteados, tranças e turbantes) e apresentações culturais de capoeira, rap, samba, hip hop, teatro e dança.

O evento gratuito conta com os seguintes parceiros: Artes das Ruas, Grêmio Afro-Negros em Movimento, Grupo Ébano, Artes das Gerais, Milton Damásio, O Nego, Us Mala, DJ Júnior Shock, Oficina Nossas Mães, Faenol, Marina Alves, Hudson Barbosa, Lorraine Simões e Mc Well.

Para completar a semana de conscientização, serão realizadas missa e palestras nas escolas municipais, bem como, para o público interno da Prefeitura.

Confira a programação:

9/11/2016 – Feira Afro da Pele de Nova Lima, na Quadra do Villa Nova, com comidas e bebidas típicas, exposição de tecidos e roupas e oficinas de Penteados e Tranças Afro (Lorraine Simões) e Turbantes (Hudson Barbosa)

09h – Abertura e Pronunciamentos

9h30 – Apresentação musical ”Us mala e Dj Júnior Shock”

11h – Apresentação de Capoeira e Maculelê “Artes das Gerais”

14h – Apresentação musical “Geração Mc´s”

16h – Apresentação musical  “Mc Well”

20/11/2016 – Missa Afro, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário

21 a 25/11/2016 – Intervenções culturais nas escolas da rede municipal