Nova Lima inicia campanha de combate à violência contra as mulheres nesta sexta-feira

Home/ Notícias

18/11/2020 às 17:02  | última atualização em 18/11/2020 às 17:50

Com o isolamento social, muitas mulheres ficaram ainda mais vulneráveis à violência doméstica em todo o mundo. Neste contexto de conscientização e luta, a partir desta sexta-feira (20/11), a Prefeitura de Nova Lima vai iniciar a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. As ações e manifestações sobre o tema, que neste ano serão feitas on-line devido à pandemia da Covid-19, vão até o dia 10 de dezembro.

A campanha conta com uma série de atividades que buscam explicitar esse problema que cresceu na pandemia do novo coronavírus, mas que assola o Brasil e o mundo muito antes do distanciamento social. O objetivo é dar visibilidade às lutas das mulheres contra a violência de gênero com ações que tragam a sociedade para a conversa e que articulem medidas de prevenção e combate.

Em 2020, o tema da campanha será: “Violência contra a Mulher: Não deixe o medo calar você”. A programação terá atividades para todos os nova-limenses e reunirá diversas Coordenadorias do Governo Municipal, juntamente com o Centro de Referência da Mulher. Serão feitas lives nas redes sociais da Prefeitura, trazendo diversos convidados e especialistas, distribuição de materiais da campanha, como cartazes, folders e adesivos, além da divulgação de uma história em quadrinhos produzida sobre a temática. Nesta edição, a campanha começará no dia 20 de novembro em celebração ao Dia da Consciência Negra e também contará com atividades voltadas para a importância de se ouvir a voz da mulher negra na luta por direitos no Brasil e no combate à violência.

Violência em números

Segundo dados analisados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública a pedido do Banco Mundial, os casos de feminicídios no país tiveram um aumento de 22% em março e abril deste ano (os dois primeiros meses do isolamento) em comparação ao mesmo período de 2019. Já as denúncias recebidas pelo 180, a linha nacional de atendimento às vítimas de violência, cresceram 27% em comparação ao mesmo período.

Antes mesmo do novo coronavírus, a violência de gênero já demonstrava ser outro tipo de pandemia. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada três mulheres no planeta já foram violentadas física ou sexualmente. Em sua maioria, a violência foi cometida pelo próprio parceiro. Por isso, a sensibilização e o diálogo sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres é extremamente importante, deve ser contínua e envolver, inclusive, o engajamento dos homens na causa.

Confira a programação completa:
 

20/11 • 16h

A IMPORTÂNCIA DAS MULHERES NEGRAS NA LUTA POR DIREITOS NO BRASIL

Convidadas: Edna Jacinto - Coordenadora de Políticas para a Igualdade Racial Mônica Jacinto - Professora e militante do movimento negro

Ao vivo pelo Instagram: Prefeituranovalima_online

 

26/11 • 9h às 11h

27º ENCONTRO COM A REDE "ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E PREVENÇÃO AO FEMINICÍDIO"

Convidada: Carolina Mesquita de Oliveira - Psicóloga e Mestra em Psicologia O ENCONTRO SERÁ RELIZADO NO  GOOGLE MEET

Inscrições: crmulher.semds@pnl.mg.gov.br

 

30/11 •  19h30

A RELAÇÃO DO ÁLCOOL COM A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Convidadas:
• Neusa Silva Santos - Psicóloga, co-fundadora do NAT´s

• Ana Maria Matoso Pastor Cruz - Terapeuta Ocupacional, diretora do Departamento de Saúde Mental

Ao vivo pelo Instagram: Prefeituranovalima_online

 

02/12 • 19h30

POESIA E PROSA - UM DEBATE SOBRE OS DESAFIOS DA MULHER NA ATUALIDADE

Convidada:
• Marinete Nunes - Coordenadora de Políticas para a Mulher
• Marlene do Carmo - Educadora e ex-conselheira da Mulher

Ao vivo pelo Instagram: Prefeituranovalima_online
 

03/12 • 19h30

A AUTONOMIA FINANCEIRA COMO ESTRATÉGIA DE SAÍDA PARA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Convidada: Angélica Fortes - Coordenadora de Políticas para a Pessoa com Deficiência Ana Lúcia de Oliveira - advogada, especialista em Direito Criminal e Direitos da Pessoa com Deficiência Durante os 16 dias, serão realizadas ações de conscientização como panfletagem, faixas e publicações nas redes sociais da Prefeitura

Ao vivo pelo Instagram: Prefeituranovalima_online

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Imagem de capa
Contribuições para o Protocolo de Atenção à Saúde da Criança

Protocolo de Atenção à Saúde da Criança

Imagem de capa
Cronograma de entrega do Kit Merenda Escolar - Dezembro

Distribuição do kit acontece na segunda-feira, 28/12