Nova Lima se mobiliza para superar impactos das chuvas

14/01/2022 às 08:45  | última atualização em 14/01/2022 às 10:55

Diante das fortes e constantes chuvas que atingiram Nova Lima nos últimos dias (consideradas as de maiores volumes dos últimos 30 anos), a Prefeitura decretou situação de emergência e tem mobilizado todos os esforços necessários para prestar socorro aos atingidos e diminuir os impactos causados em diversos pontos da cidade. Até esta quinta-feira (13), foram registrados junto à Defesa Civil mais de 300 pedidos de vistoria na cidade.

Uma frota de 41 máquinas, entre caminhões, retroescavadeiras, carregadeiras e outras, foi enviada aos locais atingidos para fazer a retirada da lama e dos destroços. Além disso, o Governo Municipal atua em outras frentes, com diversas equipes da Desenvolvimento Social, Segurança, Planejamento, Obras, Meio Ambiente, Saúde, dentre outras, coordenado pelo Comitê de Gestão de Crise.

Na região nordeste, os bairros Honório Bicalho e Santa Rita foram os que mais sofreram com o aumento do volume do Rio das Velhas, que transbordou e inundou os imóveis. Embarcações da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros e de voluntários foram usadas nas ações de resgate. Até o momento, 4.000 pessoas foram desalojadas em Honório Bicalho e Santa Rita. A Prefeitura oferece abrigo provisório para quem precisa. Os bairros Nova Suíça e Bela Fama também foram atingidos pelas inundações.

Na região noroeste, os pontos de maior atenção foram os bairros Vale do Sol, Água Limpa e São Sebastião das Águas Claras (Macacos), que teve seus acessos comprometidos por quedas de encostas e aumento do volume das águas, que cobriram pontes.

A Rodovia MG-030, principal ligação entre Nova Lima e Belo Horizonte, também foi impactada pelas chuvas. Nesse e nos outros pontos atingidos, a Gestão Municipal atua para solucionar os problemas.

O trabalho dos voluntários e as doações de empresa, instituições e cidadãos têm se somados às ações da Prefeitura para superar mais esse desafio. Em breve, a Prefeitura apresentará um plano de reparação, de modo que as famílias mais impactadas tenham condições de recomeçar.