Prefeitura apresenta programa VIVACidade, de políticas públicas de esporte e lazer

15/04/2021 às 18:00  | última atualização em 29/04/2021 às 13:43

O Governo Municipal realiza, hoje (15/04), às 19h, o lançamento de um programa para ninguém ficar parado, mesmo sem sair de casa: Viva Cidade virtual. A população poderá acompanhar, ao vivo, pelo Instagram @prefeituranovalima_lives.

O programa VIVACidade é uma política pública de esporte e lazer, que compreende os núcleos de vivências esportivas, culturais e de lazer. Essas atividades diversas podem ser pontuais ou contínuas, como escolinhas de modalidades coletivas de esporte, monitorias em academias ao ar livre e assessorias de corrida.

Inicialmente, a Prefeitura idealizou o programa para ser um grande ponto de ações na área, a ser implementado em formato presencial.  As ações seriam realizadas nos equipamentos, como campos de futebol, ginásios e quadras poliesportivas, sedes, áreas de lazer, academias ao ar livre, parques, dentre outros. Contudo, com o endurecimento das medidas de prevenção contra a Covid-19, o VIVACidade foi adaptado para ser iniciado na versão virtual.

O objetivo do programa é democratizar a participação no lazer e no esporte. Para cumpri-lo também no formato virtual, a Prefeitura criou projetos que contemplam públicos de faixas etárias diferentes.

VIVAsaudável
Com o foco em pessoas que estão em isolamento social, haverá lives pelo Instagram da Prefeitura e pelo Google Meet com horários na parte da manhã, tarde e noite, três vezes na semana, com atividades de ginásticas diversas. Esse projeto é de amplo alcance e objetiva incentivar hábitos de vida saudável na pandemia, por meio da prática de atividades físicas de modo responsável.

VIVAjuventude
Gincana virtual para estudantes que estejam matriculados e cursando o ensino fundamental II – 6º ao 9º ano e ensino médio, de escolas públicas e privadas de toda a cidade. As equipes devem ter, no mínimo, dois líderes de cada ano, acompanhados por, no mínimo, dois professores-coordenadores. Cada escola pode inscrever uma equipe.

VIVAmais
Tarde de lazer virtual que visa promover interação intergeracional, para minimizar os efeitos da pandemia na saúde mental e socialização das famílias. O foco será o público idoso, aliando o uso das tecnologias para melhorar sua qualidade de vida, criando ainda oportunidades de interação com os outros moradores da residência, como filhos e netos. As atividades, como ioga, bingo e alongamento, serão disponibilizadas em sala virtual de reuniões e transmitidas via Google Meet, às quartas-feiras, das 15h às 17h. O lançamento será no dia 5 de maio.

VIVAgames
Circuito municipal de jogos eletrônicos. A ideia é proporcionar um evento competitivo, interagindo os atletas no período de pandemia. A competição contemplará os seguintes jogos: Fifa 2021 Xbox, Fifa 2021 Playstation 4, Xadrez, Free Fire e League of Legends. Os campeões do Free Fire e League of legends serão considerados atletas da seleção nova-limense de jogos virtuais. Portanto, o campeonato servirá como seletiva da modalidade. O público-alvo é formado por simpatizantes, amadores e profissionais.

Clique aqui para participar