Prefeitura de Nova Lima realiza Jornada Pedagógica 2023

Home/ Notícias

25/01/2023 às 12:48  | última atualização em 25/01/2023 às 17:05

A Prefeitura de Nova Lima promove, a partir do dia 1º de fevereiro, a Jornada Pedagógica, evento voltado para a qualificação e aprimoramento dos servidores da educação. A programação traz, até o dia 3/2, oficinas com temas diversos, além da aula magna ministrada pelo escritor e educador Moacir Gadotti na abertura da cerimônia no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima.

A Jornada Pedagógica abordará temas, como tecnologia, educação especial, gestão, diversidade e negritude. As oficinas possuem caráter prático com inúmeras atividades cotando com a presença de profissionais com bastante vivência em classe, sendo realizadas na Escola Estadual Augusto de Lima nos dias 2 e 3 de fevereiro.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Essa é mais iniciativa do Governo Municipal, que tem o objetivo de garantir um ensino de qualidade nas unidades de ensino municipais. “A Jornada Pedagógica é um evento que marca o cuidado que nossa gestão tem com a formação continuada de nossos servidores. É preciso ser um aliado dos educadores em sua busca por qualificação, porque isso significa investimento na carreira dessas pessoas, o que impacta diretamente na vida dos estudantes e na educação de Nova Lima como um todo”, considerou o prefeito João Marcelo Dieguez.

O evento foi pensado para alcançar públicos diversos da educação, com conteúdo voltado para professores, pedagogos, supervisores de todos os níveis de ensino da rede. A programação também foi elaborada de forma que os horários de trabalho dos profissionais não fosse empecilho para a participação. A palestra magna com Moacir Gadotti, por exemplo, será ministrada em três horários diferentes.

Para o secretário de educação de Nova Lima, Pedro Dornas, trata-se de uma oportunidade única de troca de experiências que contribuirão para a aprendizagem e para a melhoria da rede municipal. “O aprimoramento constante dos educadores é uma das diretrizes do Saber+ Plano de Recuperação e Aceleração da Aprendizagem. Certamente, a Jornada Pedagógica cumpre essa função, sobretudo pela abrangência, já que contemplará mais de 1.200 educadores, com conteúdo e novas possibilidades de ensino para o ambiente escolar”, pontuou.

Os profissionais têm até 25/01 para se inscrever nas oficinas, por meio do formulário eletrônico disponível no site da organizadora do evento. Confira a programação de abertura do evento no teatro e ementário das oficinas no anexo.


Moacir Gadotti
É graduado em Pedagogia (1967) e Filosofia (1971) pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, também é mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973) e ainda possui doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (1977). É doutor honoris causa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) e professor titular aposentado da Universidade de São Paulo e presidente de honra do Instituto Paulo Freire.

O escritor tem vasta experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Paulo Freire, filosofia da educação, educação de jovens e adultos e temas transversais em vista da sustentabilidade. O professor possui numerosos livros publicados no Brasil e no exterior, dentre eles se destacam: Pedagogia da Terra (2001), Educar para a sustentabilidade (2008), Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido(2002), Os mestres de Rousseau (2004), Paulo Freire: uma bibliografia (1996), Pedagogia da Práxis (1995), História da Ideias Pedagógicas (1993), Escola Cidadã (1992), Pensamento pedagógico brasileiro (1987), Concepção dialética da educação (1983) e A Educação contra a educação (1981).O currículo completo do educador está disponível no lattes.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Imagem de capa
Resultado Cadastro do Passe Estudantil - Fevereiro 2023

Confira a relação

Imagem de capa
Prefeitura contrata professores e supervisores para a rede municipal

Acompanhe aqui o processo seletivo