Prefeitura investe em equipamentos e conexão gratuita para mais de 8 mil estudantes e educadores

12/08/2022 às 09:32  | última atualização em 19/08/2022 às 10:59

A Prefeitura de Nova Lima deu um passo decisivo para concretizar a Revolução Tecnológica na Educação. Em evento de lançamento, nessa quinta-feira (11), o Governo Municipal apresentou um pacote de soluções para superar a defasagem tecnológica na rede municipal de ensino. Dentre os investimentos, estão a aquisição de tablets e notebooks para estudantes e educadores, telas interativas para as salas de aula, além de outros serviços inéditos no município.

O programa conta com aporte financeiro de mais de R$ 50 milhões de reais e inclui a entrega de 7 mil tablets de última geração para alunos do 1º período ao 9º ano. Cada estudante receberá ainda um chip móvel que garante acesso a 60 GB de internet anuais, capa e película protetoras, teclado bluetooth, Windows 10 e Pacote Office oficial instalado. A navegação dos estudantes na internet será monitorada pela equipe de tecnologia da informação da Secretaria Municipal de Educação, a fim de coibir o acesso a conteúdos impróprios ou que não se enquadrem na proposta pedagógica.

Estão sendo contemplados também mil professores, supervisores e diretores que se enquadram nos critérios de prioridade. Esses servidores receberão um notebook, chip móvel que garante acesso 120 GB de internet anuais, roteador wi-fi que permite o compartilhamento do sinal com mais dez dispositivos simultâneos e um mouse wireless, bem como outras ferramentas que integram o Windows 10 e Office, indispensáveis para a planejamento diário das atividades pedagógicas.

Mais do que disponibilizar internet gratuita, os beneficiados contarão com um sistema que capta o melhor sinal por região da cidade, com estabilidade e acesso móvel, inclusive em locais com dificuldades de conexão. Um aspecto de extrema importância, já que Nova Lima tem suas particularidades em termos geográficos e o alcance também deve ser considerado nessa logística.

O programa contempla ainda telas interativas para todas as escolas, acesso à plataforma Google Classroom, com login exclusivo para cada aluno, assim como jogos matemáticos e de raciocínio lógico. A proposta é tornar as aulas mais dinâmicas e enriquecedoras. Por meio desses recursos, os educadores e estudantes poderão explorar toda sua criatividade, tornando o processo de aprendizagem cada vez mais atrativo. O programa é um marco histórico para a educação de Nova Lima.