Prefeitura investe em estrutura dos serviços de saúde bucal

25/11/2021 às 12:53  | última atualização em 25/11/2021 às 17:36

Nova Lima alcançou uma marca inédita de cobertura dos serviços de odontologia. Pela primeira vez na história, a cidade tem estrutura capaz de atender 94% da população pelo SUS.

Além das contratações de mais profissionais, as unidades de atendimento de saúde bucal estão mais equipadas. Em agosto, a Prefeitura adquiriu nove cadeiras odontológicas novas para substituir as antigas do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Honório Bicalho, oferecendo mais conforto para os pacientes. Os exames estão mais precisos e ágeis, com a aquisição de um aparelho de raio–X mais moderno para o CEO e o remanejamento de outro para tirar radiografias de urgência na UPA.

Já os consultórios das UBSs e das escolas municipais agora contam com novos aparelhos utilizados para obturação dental, resina, jato de bicarbonato, pontas odontológicas, entre outros.

Atendimentos eletivos
Nova Lima foi uma das primeiras cidades da Região Metropolitana a retomar os atendimentos dentários não-urgentes, após melhora da situação da Covid-19. Desde agosto, todos os consultórios já estão recebendo pacientes com demandas eletivas. Isso porque ao longo da paralisação dos serviços, determinada pelo Ministério da Saúde, o departamento odontológico municipal foi estruturado para se adequar às novas normas de esterilização e demais exigências da Vigilância Epidemiológica.

Próteses móveis
A Prefeitura reduziu o tempo médio de espera por próteses móveis (dentadura e roach), que era de dois anos. Agora, os pacientes estão sendo chamados para iniciar o tratamento entre 30 a 40 dias após encaminhamento.