Prefeitura promove 11ª edição da Conferência Municipal da Saúde

21/06/2022 às 13:56  | última atualização em 21/06/2022 às 13:53

Nesta sexta-feira (24) e sábado (25), a Prefeitura promoverá a 11ª Conferência de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. Nesta edição, o debate será em torno do tema “Em defesa do SUS: o desafio para efetivação do direito à saúde”.

O principal objetivo da conferência é compreender as dificuldades de acesso ao SUS, focando na situação de grupos populacionais que, por diversos fatores, encontram-se em maior vulnerabilidade, como crianças e adolescentes, mulheres e população LGBTQIAP+, pessoas idosas, população negra, pessoas com deficiência, pessoas vítimas de violência, trabalhadores, população em privação de liberdade, população em situação de rua, imigrantes, refugiados e outros. O evento é uma oportunidade para que os usuários do sistema público de saúde, representantes de órgãos públicos e trabalhadores da área sugiram diretrizes para políticas públicas a serem implementadas, a fim de trazer melhorias aos serviços relacionados oferecidos no município.

Assim como nas pré-conferências, realizadas em maio e junho, não é necessário se inscrever para participar do evento, basta comparecer ao Cineminha (Rua Melo Viana, 100, Centro). Veja as datas e horários na programação abaixo e participe!

11ª Conferência Municipal de Saúde

Sexta-feira (24/6)
18h30 - Composição da mesa de autoridades

19h – Palestra de abertura - Em defesa de um SUS: o desafio para efetivação do direito à saúde
Palestrante: Bruno Abreu Gomes (Pedralva) - Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais; médico de família e comunidade do SUS/BH e secretário-geral do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

20h – Aprovação do regimento da 11ª Conferência Municipal de Saúde

Sábado (25/6)
8h30 – Credenciamento e coffee-break

9h – Palestra final – Direitos Humanos e Saúde
Palestrante: Fernanda Araujo Pereira - Assessora da Procuradora-Geral do Município de Contagem, advogada e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

9h40 – Leitura e aprovação das propostas

11h30 – Leitura e aprovação das moções