Prefeitura realiza Conferência Municipal de Educação on-line

Home/ Notícias

23/11/2021 às 13:52  | última atualização em 02/12/2021 às 10:59

O Governo Municipal promoverá a Conferência Municipal de Educação, pela primeira vez totalmente virtual e com transmissão ao vivo pelo canal oficial do YouTube da Prefeitura. O evento será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro.

Neste ano, a conferência tem o objetivo de incentivar o debate sobre inclusão, equidade e qualidade da educação brasileira. Os debates serão conduzidos em três eixos temáticos: o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034; escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação; a criação do SNE (Sistema Nacional de Educação); e os avanços e indicadores educacionais municipais.

Interessados devem se inscrever para participar dos grupos de trabalho, mediante inscrição prévia (clique aqui), até o dia 29/11. Já as palestras estarão disponíveis para todos os interessados e não será necessário fazer inscrição.

A Conferência é instituída por meio do Fórum Municipal de Educação, composto por servidores da educação entre outros entes atuantes nessa área. Durante o evento, ainda serão eleitos os delegados que vão representar Nova Lima nas conferências estadual e nacional, em 2022.

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA (01/12)  

8h30 – 9h
Abertura

9h – 9h30
Palestra - Indicadores educacionais do município de Nova Lima

Palestrante
Afonso Celso Correa de Araújo Valle - graduado e mestre em Administração Estratégica, Competitividade e Inovações. Atua, há mais de 12 anos, como consultor de gestão nos setores público e privado, nos segmentos de Educação, Serviços e Governos. Também é especialista em Gestão Pública, Gestão Educacional, CVA, Gestão Integrada de Receitas, Custos e Despesas, Orçamento Matricial e Base Zero, Gerenciamento de Projetos e de Processos BPM e Administração Profissional. Professor acadêmico em cursos de Gestão e Administração de Empresas.

9h30 – 10h
Palestra - As Interferências do Racismo Estrutural na Educação Básica: rupturas necessárias e intervenções urgentes.

Palestrante
Rosa Margarida de Carvalho Rocha - escritora, professora, trabalhou na rede pública e particular de ensino. Com o olhar para a prática docente, escreveu livros como Almanaque pedagógico afro-brasileiro, Alfabeto negro e Pedagogia da diferença. É especialista em didática e fundamentos teóricos da prática pedagógica e em estudos africanos e afro-brasileiros, tendo como principais temas a construção positiva da identidade da criança negra, história da África e dos africanos no cotidiano escolar. Em sua trajetória pela educação, além da sala de aula, passou por Secretarias de Educação em três estados diferentes e assessorou o Ministério da Educação na concepção e elaboração do livro Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico Raciais.

10h – 11h30
Grupos de Trabalho Eixo I - (Google Meet)

Mediadoras
Fernanda Bordini e Marlene das Dores do Carmo - Departamento de Ensino da Prefeitura Municipal de Nova Lima

14h – 14h20
Palestra - A valorização dos profissionais da educação para um novo projeto de educação

Palestrante
Valéria Morato - presidenta do Sinpro Minas, da CTB/MG, vice-presidente nacional da CTB e professora há mais de 30 anos. Especialização em Supervisão Escolar e Pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas. Secretária-adjunta de Educação em Divinópolis, entre 2009 e 2014.

14h20 - 15h
Palestra - Base Comum Curricular (BNCC) e Currículo de Minas Gerais

Palestrantes
Érica Mendes Chagas - supervisora pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Nova Lima, pós-graduada em Alfabetização em Língua Portuguesa do 1º ao 4º ciclos do Ensino Fundamental, pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais em Minas Gerais - Cepemg. Em 17 anos de trabalho na Prefeitura Municipal de Nova Lima, atuou na supervisão escolar da Escola Municipal Cristiano Machado e como técnica da Assessoria Pedagógica do Ensino Fundamental, desde 2011. Esteve à frente da formação de professores e supervisores em cursos, como o PRO-LETRAMENTO e PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Língua Portuguesa e Matemática.

Gislaine Cristina Antero Rocha - graduada em Pedagogia, com pós-graduação em Psicopedagogia, Supervisão Escolar e Educação Infantil e curso de extensão em Inclusão Escolar. Trabalha na Rede Municipal desde 2002, atuando como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental, professora da sala de recursos e supervisora. Hoje atua na Secretaria Municipal de Educação com apoio técnico e pedagógico da Educação Infantil.

15h30 – 17h
Grupos de Trabalho Eixo 2 - (Google Meet)

Mediadoras
Flávia Luciene de Freitas e Kelly do Pilar Costa Cruz - Departamento de Ensino da Prefeitura Municipal de Nova Lima


QUINTA-FEIRA (02/12)

8h30 – 9h30
Palestra - Os desafios de educar para a liberdade na sociedade da informação

Palestrante
José Heleno Ferreira - licenciado em Filosofia, mestre em Mídia e Conhecimento e doutorando em Educação (PUC-MG). Professor da Rede Municipal de Ensino de Divinópolis e da Universidade do Estado de Minas Gerais. Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

10h – 11h30
Grupos de Trabalho Eixo 3 - (Google Meet)

Mediadoras
Érica de Oliveira Gouvêa e Silvânia Lourença Valentim – Departamento de Ensino da Prefeitura Municipal de Nova Lima

13h - 14h
Palestra - Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo de construção

Palestrante
Paulo Leandro de Carvalho
- mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, na linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação, membro técnico do Grupo de Trabalho sobre Sistema Nacional de Educação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

14h30 – 16h
Grupos de Trabalho Eixo 4 - (Google Meet)

16h15 - 17h
Plenária final e eleição dos delegados

Mediadoras
Patrícia Coura e Silvia Aparecida Ribeiro – Departamento de Ensino da Prefeitura Municipal de Nova Lima


Consulte o regimento interno e documento base que nortearão as discussões do evento.
- Documento Referência CONAE
- Regimento interno CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE NOVA LIMA
- IV. Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Imagem de capa
Confira o cardápio escolar da semana na rede municipal de ensino

Elaborado pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação

Imagem de capa
Cadastramento para transporte escolar começa na quarta-feira (1/12)

Saiba mais sobre as inscrições