Prefeituras, Ministério Público e governo estadual se unem para solucionar trânsito entre Nova Lima e BH

25/11/2021 às 13:53  | última atualização em 25/11/2021 às 18:03

O Governo de Minas Gerais, o Ministério Público Estadual e as Prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte formalizaram a criação do Grupo de Trabalho que discutirá o projeto que prevê a utilização do leito da antiga linha férrea para a construção de um sistema de mobilidade que vai solucionar o trânsito entre os bairros Vila da Serra e Belvedere. O encontro ocorreu no dia 24, com a expectativa de avançar na apresentação, no aprimoramento e na execução das intervenções consideradas essenciais para ambas as cidades.

A previsão é de que sejam criadas estações de transbordo para o transporte coletivo metropolitano, de veículo leve sobre trilhos (VLT) e outra que poderá ser usada para futuro trem turístico com destino a Inhotim, com aproximadamente 5 km de extensão, entre o Shopping Leroy Merlin, na capital, e a área de Águas Claras, em Nova Lima, com a construção de túneis e viadutos.

É importante reiterar que não será permitida a expansão imobiliária nas glebas da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Codema aprova parque natural na região

Além de resolver a questão do trânsito no Vila da Serra e região, o ousado projeto também tem como proposta a criação de um parque natural em Nova Lima, interligado ao sistema de mobilidade. Ele estará em uma área de 500 mil m² de área, com 7 km de cursos d’água e diversas trilhas, dentre elas, para o Vale do Sereno. Aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), a proposta reunirá diversas áreas de preservação permanente já existentes, portanto, não edificantes.

Trata-se de uma área de Mata Atlântica, de grande riqueza de flora e fauna, com dezenas de nascentes em meio a morros e fundos de vales. Outra importância do projeto é que ele valoriza o espaço para o lazer, com a criação de trilhas ecológicas para caminhadas, sendo que uma delas ligará o leito da antiga linha férrea até o Vale do Sereno, chegando próximo da Igreja de Bom Jesus do Vale.