Prefeituras, Ministério Público e governo estadual se unem para solucionar trânsito entre Nova Lima e BH

Home/ Notícias

25/11/2021 às 13:53  | última atualização em 25/11/2021 às 18:03

O Governo de Minas Gerais, o Ministério Público Estadual e as Prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte formalizaram a criação do Grupo de Trabalho que discutirá o projeto que prevê a utilização do leito da antiga linha férrea para a construção de um sistema de mobilidade que vai solucionar o trânsito entre os bairros Vila da Serra e Belvedere. O encontro ocorreu no dia 24, com a expectativa de avançar na apresentação, no aprimoramento e na execução das intervenções consideradas essenciais para ambas as cidades.

A previsão é de que sejam criadas estações de transbordo para o transporte coletivo metropolitano, de veículo leve sobre trilhos (VLT) e outra que poderá ser usada para futuro trem turístico com destino a Inhotim, com aproximadamente 5 km de extensão, entre o Shopping Leroy Merlin, na capital, e a área de Águas Claras, em Nova Lima, com a construção de túneis e viadutos.

É importante reiterar que não será permitida a expansão imobiliária nas glebas da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Codema aprova parque natural na região

Além de resolver a questão do trânsito no Vila da Serra e região, o ousado projeto também tem como proposta a criação de um parque natural em Nova Lima, interligado ao sistema de mobilidade. Ele estará em uma área de 500 mil m² de área, com 7 km de cursos d’água e diversas trilhas, dentre elas, para o Vale do Sereno. Aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), a proposta reunirá diversas áreas de preservação permanente já existentes, portanto, não edificantes. 

Trata-se de uma área de Mata Atlântica, de grande riqueza de flora e fauna, com dezenas de nascentes em meio a morros e fundos de vales. Outra importância do projeto é que ele valoriza o espaço para o lazer, com a criação de trilhas ecológicas para caminhadas, sendo que uma delas ligará o leito da antiga linha férrea até o Vale do Sereno, chegando próximo da Igreja de Bom Jesus do Vale.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Imagem de capa
Oficina realiza capacitação técnica para revisão de Plano Diretor

Processo de revisão do Plano Diretor começou em audiência pública no final de setembro

Imagem de capa
Audiência pública para apresentação da LOA e do PPA acontece em 24 de agosto

O encontro será no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima