A prefeitura de Nova Lima está lançando o projeto Nova Língua, que vai conceder bolsas gratuitas de idiomas. Na primeira fase serão 330 bolsas, e a previsão é que a iniciativa seja ampliada. As inscrições serão abertas em breve.
Saber uma nova língua é, cada vez mais, um grande diferencial no mercado de trabalho. Falar um segundo idioma abre portas para grandes oportunidades. Além disso, aprender uma língua diferente da nativa amplia as conexões neurais, melhora a cognição e ajuda a exercitar a memória.
O público-alvo são pessoas em início de carreira ou que buscam crescimento profissional. Espera-se que os alunos possam exercitar a compreensão auditiva, expressão oral e de leitura.
Haverá alguns critérios de seleção que serão divulgados em breve. A seleção será por ordem de inscrição, entre candidatos que atendam os critérios.
CREDENCIAMENTO DAS ESCOLAS
O projeto está na fase de credenciamento de escolas. Antes de implementar o programa, o Governo Municipal estudou qual seria o melhor modelo para ensino de Idiomas. A conclusão de conceder bolsas foi motivada pelo fato de que isso também incentiva as escolas de Idiomas locais, fortalecendo as empresas da cidade.
O próprio estudante selecionado é quem vai escolher em qual escola estudar, entre as habilitadas. As 330 bolsas são válidas por pelo menos dois anos, e correspondem à primeira etapa do projeto, que depois será ampliado. Os estudantes podem escolher entre cursos de Inglês, Espanhol ou Mandarim.