Revitalização da Biblioteca Municipal é entregue pela Prefeitura

23/12/2020 às 15:30  | última atualização em 23/12/2020 às 16:17

Um dos importantes símbolos da cultura de Nova Lima, a Biblioteca Pública Municipal Anésia de Matos Guimarães foi entregue nessa terça-feira (22/12), em solenidade com a presença de autoridades nova-limenses. O espaço ficou fechado para a realização de uma extensa reforma, ampliações e renovação do acervo.

Funcionando em condições precárias durante anos, a Biblioteca Pública passa por uma revitalização completa e muito necessária. Como o imóvel é tombado pelo município, o Governo Municipal elaborou um projeto com critérios rigorosos para respeitar os detalhes da construção original e investiu aproximadamente R$ 1,7 milhão nas obras.

Entre as intervenções, estão: a construção de um anexo com dois pavimentos nos fundos do imóvel interligado à edificação principal por uma passarela, serviços de preparação de paredes, reboco e instalações hidráulicas, além da restauração dos afrescos na fachada e no salão principal.  Outro ponto de destaque foi aaquisição de novo mobiliário, livros e equipamentos. Os exemplares antigos passaram por sanitização, e a obra também incluirá acessibilidade com elevadores.

De acordo com a secretária Municipal de Cultura, Tatiana Gekler, a reforma era uma forma de valorizar a história da cidade e criar mais espaços para os artistas nova-limenses e toda a população. “Era preciso uma preocupação maior com os bens culturais de Nova Lima. Por isso, a revitalização era tão importante, já que a nova Biblioteca Pública será mais ampla e terá uma estrutura capaz de atender melhor os cidadãos, se tornando um espaço cultural diverso e com a realização de eventos, como saraus de poesias e contação de histórias. Tudo com o intuito de valorizar os artistas locais” completa a secretária.

Clique aqui e confira a revista "Bibliotecas de doces lembranças", organizada pelo Núcleo de Atividades Literárias, para celebrar a entrega das Obras de Revitalização do Prédio da Biblioteca Pública Municipal Anésia de Matos Guimarães e a inauguração do prédio anexo.