Revitalização da Biblioteca Municipal é entregue pela Prefeitura

Home/ Notícias

23/12/2020 às 15:30  | última atualização em 23/12/2020 às 16:17

Um dos importantes símbolos da cultura de Nova Lima, a Biblioteca Pública Municipal Anésia de Matos Guimarães foi entregue nessa terça-feira (22/12), em solenidade com a presença de autoridades nova-limenses. O espaço ficou fechado para a realização de uma extensa reforma, ampliações e renovação do acervo.
 
Funcionando em condições precárias durante anos, a Biblioteca Pública passa por uma revitalização completa e muito necessária. Como o imóvel é tombado pelo município, o Governo Municipal elaborou um projeto com critérios rigorosos para respeitar os detalhes da construção original e investiu aproximadamente R$ 1,7 milhão nas obras.
 
Entre as intervenções, estão: a construção de um anexo com dois pavimentos nos fundos do imóvel interligado à edificação principal por uma passarela, serviços de preparação de paredes, reboco e instalações hidráulicas, além da restauração dos afrescos na fachada e no salão principal.  Outro ponto de destaque foi aaquisição de novo mobiliário, livros e equipamentos. Os exemplares antigos passaram por sanitização, e a obra também incluirá acessibilidade com elevadores.
 
De acordo com a secretária Municipal de Cultura, Tatiana Gekler, a reforma era uma forma de valorizar a história da cidade e criar mais espaços para os artistas nova-limenses e toda a população. “Era preciso uma preocupação maior com os bens culturais de Nova Lima. Por isso, a revitalização era tão importante, já que a nova Biblioteca Pública será mais ampla e terá uma estrutura capaz de atender melhor os cidadãos, se tornando um espaço cultural diverso e com a realização de eventos, como saraus de poesias e contação de histórias. Tudo com o intuito de valorizar os artistas locais” completa a secretária.

Clique aqui e confira a revista "Bibliotecas de doces lembranças", organizada pelo Núcleo de Atividades Literárias, para celebrar a entrega das Obras de Revitalização do Prédio da Biblioteca Pública Municipal Anésia de Matos Guimarães e a inauguração do prédio anexo.
 

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Imagem de capa
IBGE abre vagas em Nova Lima para trabalhar no Censo 2021

Em Nova Lima são 89 vagas

Imagem de capa
Entrega de atividades pedagógicas da rede municipal começa nesta sexta-feira (26)

Estudantes terão 15 dias para realizarem as atividades e entregarem para correção