Semana de Prevenção ao Uso de Drogas é promovida com foco na redução de danos e no acolhimento de usuários

27/06/2022 às 08:00  | última atualização em 27/06/2022 às 09:40

Redução de danos, acolhimento e mudança de comportamento. É com essas perspectivas que a Prefeitura realiza a Semana de Prevenção e Sensibilização sobre o Uso de Drogas, com rodas de conversa e palestra. O objetivo do Governo Municipal é contribuir para a redução de danos causados pelo consumo e abuso de álcool e outras drogas, bem como promover o acolhimento de usuários, a fim de amenizar os sofrimentos.

O evento é voltado para os usuários dos serviços públicos de assistência social e seus familiares. As atividades ocorrem de 27 a 30 de junho. Não é necessário se inscrever, basta comparecer aos locais nos dias e horários das ações.

Programação

Segunda-feira (27/6), 15h, no Centro de Referência da Pessoa Idosa (Rua Marechal Deodoro, nº 28, Centro)

Roda de Conversa: O uso de álcool e outras drogas entre pessoas idosas

Palestrante: Janaína Soares, professora do Departamento de Enfermagem da UFMG e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

Terça-feira (28/6), 9h, na Lona do Circo de Todo Mundo, Rua José Agostinho, nº 2335, Oswaldo Barbosa Pena

Roda de Conversa: A relação entre violência no ambiente familiar e a adicção

Palestrante: Amanda Reinaldo, professora do Departamento de Enfermagem da UFMG e do Programa de Pós-Graduação Promoção de Saúde e Prevenção da Violência; pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

Quarta-feira (29/6), 10h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Nova Lima – Praça Bernardino de Lima, nº, 43, Centro

Palestra: O uso medicinal de substâncias psicoativas

Palestrante: Anderson Matos, professor de graduação em Psicologia, representante da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (Ama+me), membro no Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP/MG) e Coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia em Tratamentos com Cannabis Terapêutica.

Palestrante: Rafael Cosenza, médico da Psiquiatria da Infância e Adolescência pela UFMG, atuante no Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) de Nova Lima, membro da Associação Psicodélica do Brasil (APB) e Terapeutas em Rede pela Integração Psicodélica do Brasil e Terapeutas em Rede pela Integração Psicodélica.

Quinta-feira – 30/6, 13h30, no Espaço Cidadania – Rua José Wanderley, nº 42, Rosário

Roda de Conversa: O que são medidas de redução de danos

Palestrante: Marina Machado e Sophia Faleiro, Redutoras de danos, integrantes do Coletivo Reduz e graduandas em psicologia.

Local: Espaço Cidadania – Rua José Wanderley, nº 42, Rosário.

14h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) CENTRO – Rua Professor Juvenal Souza, Costa, nº 34, Olaria

Roda de Conversa: A relação entre violência no ambiente familiar e a adicção

Palestrante: Amanda Reinaldo, professora do Departamento de Enfermagem da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) CENTRO – Rua Professor Juvenal Souza, Costa, nº 34, Olaria