Semana do Folclore: Apresentação na Praça encanta estudantes e população

08/08/2013 às 13:57  | última atualização em 30/11/2020 às 20:14

Diversas crianças, estudantes de Nova Lima, foram à Praça Bernardino de Lima na tarde dessa terça-feira (20/08) para assistir o espetáculo “Estórias Cantantes”, do grupo de teatro Atrás do Pano. A população que passava pelo local também parou para conferir a apresentação, que faz parte das comemorações da Semana do Folclore em Nova Lima.

O grupo, que nasceu em 1982, trabalha com arte e educação. “É legal o evento acontecer na rua e a participação das crianças na peça valoriza suas histórias, suas raízes e sua cultura”, disse a atriz Miriam Nacif. A partir da brincadeira, foi ensinado às crianças o valor de se preservar a cultura local. A meninada dançou, cantou e participou ativamente do espetáculo.

A Semana do Folclore continua com diversas intervenções na cidade e acontece até o dia 30 de agosto. Confira a programação completa do evento:

- 20 e 22/08, 15h, Praça Bernardino de Lima: Apresentação do espetáculo brincante “Estórias Cantantes” com o grupo de teatro Atrás do Pano. Histórias serão narradas a partir de brincadeiras. O grupo, que é de Nova Lima, promete jogo rítmico e corporal através das histórias cantantes, inspiradas na diversidade da cultura popular brasileira.

- 23 e 30/08, 20h30, Sexta na Feira: Apresentação de danças folclóricas. Dia 23/08 com o Grupo Guararás e no dia 30/08 com o grupo Maracatu Lua Nova. Guararás é um grupo de pesquisa folclórica de Belo Horizonte, que tem como objetivo levar a cultura brasileira em suas apresentações. Já fez turnê no Oriente Médio e na Europa. O Grupo Maracatu Lua Nova é de Belo Horizonte, tem 10 anos de vida, 22 composições, 60 integrantes. O grupo tem ritmo marcante, e beleza nas danças, figurinos e cantos.

- 26/08, às 15h, e 27/08, às 14h, Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima: Palestra com o professor Antônio de Paiva Moura sobre os temas: “Manifestações Culturais de Nova Lima” e “Resíduos culturais do luxo”. Antônio de Paiva é mestre em História pela PUCRS. Foi pesquisador de história do Arquivo Público Mineiro; Professor de História da Arte da Escola Guignard da UEMG, professor de História de Minas Gerais no UNIBH. O palestrante tem 10 livros que contam a história cultural e social de Minas Gerais.