Um passeio pela cerveja artesanal

03/05/2017 às 19:35  | última atualização em 29/12/2020 às 16:11

A partir desta edição, vamos apresentar um mapa da cerveja artesanal em Nova Lima. O município se destaca como um dos grandes polos de cerveja artesanal em Minas Gerais e não é para menos. A CIDADE ABRIGA NOVE MICROCERVEJARIAS QUE PRODUZEM ATÉ 390 MIL LITROS POR MÊS e colecionam prêmios nacionais e internacionais pela produção sofisticada e inovação das receitas.

Na contramão da crise econômica, segundo o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais, a produção da bebida cresce cerca de 20% ao ano, o que reafirma a apreciação do brasileiro pela bebida. Além disso, mesmo abrigando a maior parte das cervejarias em Minas Gerais, Nova Lima possui uma deficiência de mão de obra para o segmento cervejeiro, o que proporciona ainda uma ocupação de funcionários nas empresas de 50%.

É por isso que a Prefeitura tem fomentado mecanismos de reaproximação dos produtores com a criação de grupos de trabalho para discutir ações que potencializem a produção de cerveja artesanal e o turismo no município. O objetivo maior é fazer crescer a cultura cervejeira em Nova Lima e, assim, transformar a cidade num grande polo de cerveja artesanal.

Cervejaria Küd: inspiração nos clássicos do rock

O rock ’n’ roll é a trilha sonora da produção das bebidas da Cervejaria Küd, localizada na Rua Kenton, nº 36, bem no coração do Bairro Jardim Canadá. A produção artesanal e caseira começou em 2008 e caiu no gosto do público ganhando, inclusive, o primeiro lugar no Concurso de Cervejas Artesanais da Argentina com a cerveja India Pale Ale. O prêmio foi um incentivo a mais para que os amigos cervejeiros, aficionados por música, criassem a fábrica da Cervejaria Küd em 2010.

Ao escolher Nova Lima para ser a sede da cervejaria, a Küd teve a preocupação de criar uma cultura cervejeira na cidade e investir na mão de obra local. Além disso, a empresa disponibiliza os produtos nos estabelecimentos locais e faz parcerias com a Prefeitura na realização de eventos.

Para os interessados em conhecer um pouco mais da história da cervejaria Küd, são oferecidos tours na fábrica sempre no último sábado de cada mês para que os visitantes possam degustar as bebidas e bater um papo com os amantes da cerveja. Basta agendar pelo e-mail contato@cervejariakud.com.br.

Rótulos produzidos pela Cervejaria Küd: Tangerine (Witbier); God Save the Queen (English Pale Ale); God Save the Queen Sem Glúten (English Pale Ale); Kashmir (India Pale Ale); Ruby Tuesday (Extra Special Bitter); Smoke on the Water (Smoked Ale); Blackbird (Black IPA). Rótulos sazonais: Roadhouse Blues (Weiss Bier); Run Rabbit (Robust Porter); Tricks N’ Treats (Pumpkin Ale); Eminence (American IPA)

Você sabia? Para qualificar a mão de obra local, a Prefeitura tem buscado parcerias com Senac, Sebrae e Pronatec para oferecer cursos de capacitação no segmento cervejeiro e ampliar o conhecimento acerca da produção de cerveja artesanal. O primeiro curso foi iniciado em abril e vai qualificar cerca de 80 pessoas nas áreas de venda técnica de cerveja e mestre cervejeiro.