Villa Nova: patrimônio imaterial de Nova Lima

Home/ Notícias

30/11/2020 às 14:30  | última atualização em 01/12/2020 às 11:52

Tradicional clube de Nova Lima, o Villa Nova é, a partir de agora, patrimônio cultural imaterial do município, conforme proposta da Secretaria Municipal de Cultura. O decreto assinado pelo prefeito Vitor Penido consta no Livro de Registro das Formas de Expressão, por apresentar valores histórico, vocativo e afetivo. A entrega simbólica do dossiê de registro do Villa Nova ocorrerá por teleconferência nesta quinta-feira (03/12), às 14h, via Skype, durante a 166ª reunião extraordinária do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico.

De agora em diante, o clube está sujeito às disposições de proteção estabelecidas pela Lei Municipal nº 2.262, de 28 de março de 2012, e às diretrizes específicas contidas no Dossiê de Registro do Villa Nova. Os registros históricos mais importantes da instituição, que estavam ameaçados em imagens deterioradas com o passar das décadas, agora estão recuperados e digitalizados. A diretoria do Leão do Bonfim receberá, em mãos, 1.705 imagens que retratam fielmente a gloriosa trajetória de 112 anos.

A coleção apresenta épocas memoráveis como a preparação em Nova Lima para a final do Campeonato Mineiro entre Villa e Cruzeiro em 1997. Outros grandes momentos do clube compõem o acervo. Nele também constam os grandes craques que vestiram a camisa alvirrubra, como Luizinho, Perácio, Vaduca, Arizona e muitos outros.

O trabalho foi realizado após uma solicitação do então vice-presidente de patrimônio e ex-presidente do clube, Jairo Gomes. A Prefeitura aprovou a ideia e financiou o projeto de recuperação do acervo de imagens, que foi executado nos últimos meses pelo repórter fotográfico e artista plástico nova-limense Celso Travassos, que seguirá com o projeto de forma voluntária.



CLIQUE AQUI E CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA

DOSSIÊ REGISTRO

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Imagem de capa
IBGE abre vagas em Nova Lima para trabalhar no Censo 2021

Em Nova Lima são 89 vagas

Imagem de capa
Entrega de atividades pedagógicas da rede municipal começa nesta sexta-feira (26)

Estudantes terão 15 dias para realizarem as atividades e entregarem para correção