Villa Nova: patrimônio imaterial de Nova Lima

30/11/2020 às 14:30  | última atualização em 01/12/2020 às 11:52

Tradicional clube de Nova Lima, o Villa Nova é, a partir de agora, patrimônio cultural imaterial do município, conforme proposta da Secretaria Municipal de Cultura. O decreto assinado pelo prefeito Vitor Penido consta no Livro de Registro das Formas de Expressão, por apresentar valores histórico, vocativo e afetivo. A entrega simbólica do dossiê de registro do Villa Nova ocorrerá por teleconferência nesta quinta-feira (03/12), às 14h, via Skype, durante a 166ª reunião extraordinária do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico.

De agora em diante, o clube está sujeito às disposições de proteção estabelecidas pela Lei Municipal nº 2.262, de 28 de março de 2012, e às diretrizes específicas contidas no Dossiê de Registro do Villa Nova. Os registros históricos mais importantes da instituição, que estavam ameaçados em imagens deterioradas com o passar das décadas, agora estão recuperados e digitalizados. A diretoria do Leão do Bonfim receberá, em mãos, 1.705 imagens que retratam fielmente a gloriosa trajetória de 112 anos.

A coleção apresenta épocas memoráveis como a preparação em Nova Lima para a final do Campeonato Mineiro entre Villa e Cruzeiro em 1997. Outros grandes momentos do clube compõem o acervo. Nele também constam os grandes craques que vestiram a camisa alvirrubra, como Luizinho, Perácio, Vaduca, Arizona e muitos outros.

O trabalho foi realizado após uma solicitação do então vice-presidente de patrimônio e ex-presidente do clube, Jairo Gomes. A Prefeitura aprovou a ideia e financiou o projeto de recuperação do acervo de imagens, que foi executado nos últimos meses pelo repórter fotográfico e artista plástico nova-limense Celso Travassos, que seguirá com o projeto de forma voluntária.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA

DOSSIÊ REGISTRO