Esse site é otimizado para libras
Esse site é otimizado para leitores de tela

Turista

19º 59'9'' S, 43º 50' 49'' O

Imagem da localização de Nova Lima

Distância da Capital

População

Densidade

Altitude

429,313 km²

111.697 pessoas

260,18 hab/km²

750 (Pça Ber. de Lima)

Tropical de altitude Cwa

HISTÓRIA

A história de Nova Lima, que hoje possui mais de 111 mil habitantes (IBGE-2022) e integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), começa no século XVIII com a chegada do bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, atrás da fama da região e em busca de ouro nos ribeirões auríferos dos Cristais e do Cardoso.

Primeiramente, a cidade foi denominada Campos de Congonhas e, com a expansão do ouro e a chegada dos mineiros para trabalharem nas minas da região, passou a se chamar Congonhas das Minas de Ouro. Mais tarde, tornou-se distrito subordinado ao município de Sabará e recebeu o nome de Congonhas de Sabará.

Em 1893, o povoado de Congonhas de Sabará foi denominado Villa Nova de Lima, em homenagem ao dor, poeta e político Antônio Augusto de Lima, nascido na cidade e que foi “Presidente” de Minas Gerais, em 1891. Em 1923, a cidade, finalmente, recebeu o nome de Nova Lima, município com 428.449 Km² de extensão, sendo cerca de 70% de áreas preservadas, dos biomas Mata Atlântica em transição para o Cerrado.

No dia 5 de fevereiro, a cidade comemora seu aniversário de emancipação político-administrativa. Hoje, são 323 anos, indo além de suas riquezas minerais e naturais, diversificando-se economicamente, e 133 anos de emancipação político-administrativa.

NATUREZA, DIVERSIFICAÇÃO E INOVAÇÃO

Com raízes cravadas em pleno Quadrilátero Ferrífero, nas montanhas de Minas e na extração mineral, mas hoje investindo na diversificação econômica, na inovação e na qualificação da população, Nova Lima teve sua história ligada à produção do ouro e do minério de ferro. A descoberta da Mina de Morro Velho, por volta de 1720, trouxe novas expectativas para o local, mas também o desafio de conviver com o impacto ambiental da atividade e da necessidade cada vez mais premente de gerir seus recursos naturais com sustentabilidade.

A Mina de Morro Velho começou a ser explorada por volta de 1725 pela família Freitas. Em 1830, o padre Antônio de Freitas sem tecnologia para explorá-la, vendeu a operação para o ex-superintendente da Mina de Congo Soco, sendo que, em 1834, foi adquirida pela mineradora inglesa Saint John Del Rey Mining Company, que a dirigiu até 1958 – importante ressaltar que, até este período, jazidas de ouro e também as de minério de ferro de Nova Lima pertenciam a esta empresa.

Algum tempo depois, o controle da Mina da Morro Velho (ouro) foi transferido para acionistas brasileiros, que criaram a Mineração Morro Velho, sendo hoje a AngloGold Ashanti, de capital sul-africano.

Ao longo dos anos, a mina prosperou e obteve bons resultados, tornando-se a mina de ouro mais profunda do mundo. Para melhorar as condições de vida e de trabalho de seus empregados, a empresa contribuiu em vários segmentos de infraestrutura urbana da cidade. Por isso, ainda hoje, Nova Lima possui forte presença da cultura britânica – seja no casario, na culinária e nas tradições locais -, mas também absorveu culturas de outros povos e nacionalidades que vieram trabalhar na produção industrial do ouro.

Outra riqueza do município é o minério de ferro. A exploração em larga escala começa em 1958, sendo que a operação ficou a cargo da Hanna Mining do Brasil, seguida pela Minerações Brasileira Reunidas (MBR), que, em 2005, foi adquirida pela mineradora Vale. Outras mineradoras, de menor porte, também atuam no município, além de uma cadeia produtiva do setor, ampliando vagas geradas de emprego.

Nova Lima não para. A cidade, hoje, é destaque em Minas Gerais e no Brasil, sempre absorvendo as mudanças do tempo e atuando de maneira integrada entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Fazendo fronteira com a capital mineira, a cidade é cenário de roteiros turístico, gastronômico, cervejeiro, esportivo e cultural, que atraem a cada dia mais pessoas com interesse em suas áreas verdes, sua hospitalidade e as muitas oportunidades que seu desenvolvimento traz.

Prefeitura Municipal de Nova Lima

Município de Nova Lima

CNPJ: 22.934.889/0001-17

Praça Bernardino de Lima, 80 - Nova Lima, MG