Voltar
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Saiba mais
Há muitos anos, moradores da cidade têm convivido com um problema: carros abandonados pelas ruas. Veículos parados no mesmo lugar, às vezes por décadas, viram depósito de lixo, podem acumular água e ser foco da dengue, atrapalham o trânsito e ainda ocupam permanentemente vagas de estacionamento.
A situação tem mudado de verdade pela primeira vez, graças a uma ação da Prefeitura, em parceria com a Polícia Civil e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que está realizando o recolhimento de carros abandonados. As ações começaram no dia 1º de agosto.
Um levantamento prévio realizado pela Prefeitura apontou a existência de mais de 300 veículos em estado de abandono, identificados de acordo com os critérios da resolução 985/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Na ação, o poder municipal aciona o Detran, que recolhe os carros e os destina aos pátios de apreensão credenciados.
Problema em todo país
O abandono de carros nas ruas é um desafio em cidades por todo o país. Nova Lima é um dos primeiros municípios a conseguir uma resposta em larga escala para a situação.
Carros abandonados acarretam diversos problemas; ocupando espaços destinados ao trânsito local, ou em frente a residências comércios, atrapalhando a circulação de pedestres e a entrada e saída de veículos em estacionamentos e garagens. Muitos veículos também se tornam depósito de lixo, acabam servindo de abrigo para pragas urbanas, criadouro do mosquito Aedes Aegypti, ou mesmo de esconderijo para infratores.
Baixa no veículo
São vários os motivos que levam o cidadão a abandonar um veículo, como débitos, sinistro, dívidas de impostos ou até mesmo questões judiciais. O caminho correto é dar “baixa” no veículo, para que ele saia oficialmente de circulação (caso contrário, os impostos continuam sendo cobrados a cada ano). Este processo deve ser feito com o Detran.
Para informar que há um carro abandonado, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do município.
Aplicativo: eOuve para Android e IOS
site: novalima.mg.gov.br
E-mail: ouvidoria@pnl.mg.gov.br
Telefone: (31) 3542-5980 / (31) 98899-1217 / (31) 98773-1172
Presencial: Rua Scott, 69 A, Centro, das 8h às 17h
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: