Voltar
18/03/2025
|
última atualização em
20/03/2025 às 16:53
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Vem aí a Carreta da Mulher, de 27 de março a 27 de maio, um projeto com o intuito de oferecer uma linha completa de diagnóstico para o câncer de mama, incluindo mamografia, ultrassonografia e biópsia, quando necessários, garantido acesso facilitado e rápido a exames essenciais para mulheres residentes em Nova Lima, dentro da faixa etária prioritária (50 a 70 anos). Tudo acontecerá dentro de uma estrutura ampla, confortável, equipada e higienizada, completamente pronta para atendimento.
A cada semana, a agenda será aberta, permitindo o agendamento de consultas com até 10 dias de antecedência clicando aqui. Caso a pessoa tenha dificuldade para o agendamento, pode procurar suporte na sua UBS de referência.
O serviço busca aumentar a cobertura de exames preventivos, melhorar o diagnóstico precoce e reduzir o impacto da doença na população feminina.
Confira os detalhes do que a Carreta da Mulher vai oferecer para a população nova-limense.
Principais objetivos
- Ampliar o acesso a exames de rastreamento e diagnóstico do câncer de mama;
- Garantir resultados rápidos e encaminhamentos ágeis para tratamento quando necessário;
- Conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção.
Serviços oferecidos
- Mamografia com resultado em72 horas, atendendo até 100 mulheres por dia;
- Ultrassonografia (USG) de mamas e axilas, caso necessário (agendamento em até 1 semana);
- Biópsia guiada por ultrassom para casos indicados, com resultado em até 15 dias;
- Capacidade de atendimento a 120 ultrassonografias/dia, atendendo também outras demandas existentes.
Contexto Epidemiológico
O câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres no Brasil, tornando o diagnóstico precoce essencial para aumentar as chances de um tratamento eficaz.
Em Nova Lima, há atualmente 19.649 mulheres dentro da faixa etária recomendada para rastreamento mamográfico (50 a 70 anos). Apesar da importância da detecção precoce, nos últimos dois anos, apenas 4.035 mulheres dessas idades realizaram mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa uma cobertura inferior ao ideal para um rastreamento populacional efetivo.
Embora se considere que uma parcela significativa dessas mulheres possa ter realizado o exame por meio da rede de saúde suplementar, a cobertura total ainda é baixa para garantir um diagnóstico precoce e eficiente. Isso reforça a necessidade de ampliar o acesso às mamografias, especialmente para aquelas que dependem exclusivamente do SUS, garantindo equidade no rastreamento e na detecção precoce da doença.
A Carreta da Mulher surge como uma solução estratégica para ampliar a cobertura de exames preventivos e reduzir a incidência de diagnósticos tardios.
A oferta de 4.000 mamografias em um curto período permitirá:
- Dobrar a média anual de exames de mamografia realizados na cidade, garantindo que mais mulheres tenham acesso ao rastreamento precoce.
- Ampliar a cobertura do rastreamento, impactando significativamente a capacidade de detecção precoce do câncer de mama.
- Otimizar o fluxo de encaminhamento para biópsias, acelerando o diagnóstico e garantindo a identificação precoce de casos suspeitos. Isso viabiliza um início mais ágil do tratamento e fortalece a eficiência da rede de atenção à saúde da mulher.
- Reduzir a fila de espera para ultrassonografias.
Com essa iniciativa, espera-se uma redução da morbimortalidade por câncer de mama em Nova Lima, alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde da população feminina.
Serviços
Data: 27/3 a 27/05
Segunda à sexta-feira
Horários: das 7h às 17h
Local: Avenida José Bernardo de Barros, ao lado do nº 309 - Centro. (Área de estacionamento do Campo do Vila)
O que é necessário para participar?
A mulher deve residir em Nova Lima, estar na faixa etária entre 50 e 70 anos, se inscrever pelo link disponível para agendamento no início da matéria e aguardar a confirmação de seu agendamento. Na data do exame, deverá comparecer com documento de identidade original.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags:
Saúde, Mulheres, Prevenção